Descrição de chapéu Saúde responde

O que é e como tratar a espondilite anquilosante

Zé Felipe, filho do cantor Leonardo, anunciou recentemente ter a doença

São Paulo

O cantor Zé Felipe, 21, filho do também cantor sertanejo Leonardo, anunciou que tem uma doença crônica inflamatória chamada espondilite anquilosante.

“Eu estava sentindo umas dores nas costas, no pé, no joelho”, disse em vídeo publicado em rede social. A condição é caracterizada justamente por inflamações na coluna, em articulações e nos dedos dos pés e das mãos. 

A dor lombar é o sintoma mais comum. O incômodo piora à noite, durante o repouso, e é comum que a pessoa acorde com rigidez no corpo.

Zé Felipe
O cantor Zé Felipe - Divulgação

“A maioria das dores piora com esforço, mas a da espondilite não. Isso é sinal de inflamação”, diz Marcelo Pinheiro, coordenador da comissão de espondiloartrite da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

Ainda não se sabe a causa exata da doença, mas há fatores hereditários envolvidos. Entre 70% e 80% das pessoas com espondilite têm o gene HLA-B27, segundo Pinheiro. Somente o gene, porém, não explica a doença, que também tem relação com fatores ambientais.

Existem diferentes graus da doença, que pode ser leve, com momentos em que não há inflamações e a vida da pessoa não é muito afetada, e mais grave. Nesse caso, a doença pode levar a deformidades e incapacitação —conforme as inflamações avançam, as articulações se calcificam. 

Pinheiro diz que, até recentemente o diagnóstico podia levar a aposentadorias precoces. Hoje, mesmo ainda incurável, é possível controlar as dores e evitar que a doença evolua. Por isso, é importante o diagnóstico precoce.

O exercício físico para fortalecimento muscular é o pilar central do tratamento, que também conta com anti-inflamatórios, diz Pinheiro. 

A SBR tem um aplicativo gratuito chamado “Repare” que oferece exercícios  de alongamento e fisioterapia, agenda para registro de consultas, informações sobre medicamentos, intensidade de sintomas e respostas a perguntas frequentes.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.