Descrição de chapéu Coronavírus

Coronavírus causa proibição de embarques e desembarques de cruzeiros no Brasil

Medida do Ministério da Saúde vale apenas para navios turísticos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Cruzeiros turísticos estão impedidos de fazer embarques e desembarques no Brasil, segundo informação do Ministério da Saúde desta quinta-feira (19). Trata-se de medida de combate contra a disseminação do coronavírus.

"Cruzeiros estão totalmente impedidos de fazer embarques no Brasil", disse o secretário executivo da pasta, João Gabbardo, durante entrevista coletiva em Brasília.

Segundo Gabbardo, cruzeiros internacionais que tinham o Brasil como destino já não vão mais desembarcar no país, com exceção de dois navios turísticos que já estão em operação.

Esses cruzeiros devem concluir o trajeto sem paradas intermediárias. "As pessoas vão desembarcar [do cruzeiro] apenas para embarcar no avião [para voltarem a seus países]".

Navios que fazem transporte de cargas não serão impedidos de atracar no país. Uma proibição como essa poderia comprometer fornecimentos de produtos ao país. Mas a tripulação não pode desembarcar.

Questionado pela imprensa, de modo remoto, João Gabbardo, disse que a pasta não vê justificativa para fechar fronteiras entre estados dentro do país.

"A tendência é que todas as capitais tenham [em breve] casos sustentados", disse ele, ao argumentar a falta de efetividade de uma medida como essa.

Há transmissão comunitária nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre --em Santa Catarina, há registros no sul do estado, na região de Tubarão. Os estado de São Paulo e Pernambuco também têm esse registro.

O governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), promete baixar decreto para fechar as divisas do estado, conforme publicado pela coluna da Monica Bergamo.

Segundo Gabbardo, decisões sobre trânsito de pessoas não cabem ao ministério da Saúde, mas ao comitê que envolve várias áreas do governo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.