Descrição de chapéu Coronavírus

De 14.100 respiradores prometidos, ministro anuncia entrega de 272 até o fim do mês

Primeira leva de equipamentos representa 2% do total; governo estima entrega finalizada em 90 dias.

Brasília

O ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou neste sábado (25) que o governo federal fará, até o fim deste mês, a entrega de 272 respiradores hospitalares para estados. A primeira leva distribuída representa aproximadamente 2% do total previsto pela pasta.

O governo mapeou empresas nacionais em condições de produzir os aparelhos. A expectativa do Ministério da Saúde é que as entregas estejam finalizadas em três meses.

A medida faz parte da ação de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Os equipamentos serão usados em UTIs e ambulâncias.

“A indústria nacional está ajudando na resposta ao coronavírus, com a produção e entrega de respiradores. Recebemos 272 unidades e grande parte já seguiu para os estados”, disse.

Nessa primeira etapa, nove estados foram beneficiados. Entre os respiradores já entregues, 35 foram enviados para o Amazonas, que enfrenta grave crise de saúde por conta da pandemia e receberá mais 20 nesta semana.

Ao Paraná serão enviados outros 20 equipamentos. Também foram contemplados Amapá (25), Ceará (45), Espírito Santo (10), Pará (20), Piauí (20), Rio de Janeiro (40) e Santa Catarina (17).

De acordo com o ministro, cerca de um milhão de testes rápidos para identificar infecção por Covid-19 seguirão nos próximos dias para os estados.

No total, serão 79 milhões de equipamentos de proteção individual entregues a profissionais de saúde neste mês. O conjunto reúne máscaras, luvas, toucas, óculos, soluções de álcool, entre outros.​

Nelson Teich durante de cerimônia de posse como novo ministro da Saúde
Nelson Teich durante de cerimônia de posse como novo ministro da Saúde - Pedro Ladeira - 17.abr.2020/Folhapress
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.