Diariamente, durante a crise do coronavírus, um colunista ou um blogueiro da Folha indica sugestões para o período de quarentena, como livros, filmes, séries, entre outras opções.
Confira as sugestões da roteirista e escritora Manuela Cantuária.
Acompanhe todas as dicas dos colunistas aqui.
Para ver
A Amiga Genial
HBO, 2018. 16h
Sou tão apaixonada pela tetralogia napolitana de Elena Ferrante que resisti por um tempo à adaptação para a televisão dirigida por Saverio Constanzo e produzida pela HBO. Durante a quarentena, acabei me rendendo à série e fui imediatamente acolhida por seu universo.
Extremamente fiel aos livros, a adaptação é uma oportunidade de se apaixonar mais uma vez pela complexa relação das amigas Lenu e Lila, nascidas em um bairro pobre da Itália pós-guerra, e vibrar com a saga das protagonistas para se libertar do destino de pobreza, violência e submissão ao qual foram condenadas.
Para ler
Calibã e a Bruxa
Ed. Elefante, 2018. R$ 43 (460 págs.)
A historiadora Silvia Federici nos presenteia com uma análise profunda sobre a caça às bruxas no começo da Era Moderna. Relacionando o fenômeno ao surgimento do capitalismo, seus estudos evidenciam como essa perseguição brutal visava transformar os corpos femininos em máquinas de produzir crianças --os trabalhadores da nova ordem econômica.
As fogueiras que queimaram centenas de milhares de mulheres forjaram os ideais de feminilidade e domesticidade que conhecemos hoje, e a obra de Federici é fundamental para entender o sistema patriarcal que subjuga mulheres até os tempos atuais.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.