Descrição de chapéu Coronavírus

Candidata a vacina para Covid-19 mostra potencial em testes iniciais em humanos, diz Pfizer

Testado em 24 pessoas, imunização de parceria alemã-americana levou a número alto de anticorpos, mas ainda não é possível saber capacidade de proteção da vacina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Frankfurt (Alemanha) e São Paulo | Reuters

A vacina para Covid-19 desenvolvida pela empresa alemã de biotecnologia BioNTech e pela gigante farmacêutica dos Estados Unidos Pfizer mostrou potencial e foi bem tolerada no estágio inicial, com poucas pessoas, de testes em humanos, informaram as empresas nesta quarta-feira (1).

A vacina é uma das 17 testadas em seres humanos durante uma corrida global para encontrar uma forma de imunização contra o novo coronavírus, que já infectou 10,5 milhões de pessoas e matou mais de meio milhão até agora.

O tratamento em potencial é o quarto medicamento para Covid-19 em estágio inicial a ser promissor em testes em humanos, juntamente com projetos envolvendo a Moderna, a CanSino Biologics e a Inovio Pharmaceuticals.

Cientista segura frasco com etiqueta que diz "Vacina Covid-19"
Cientista segura frasco com etiqueta que diz "Vacina Covid-19" - Dado Ruvic - 20.abr.20/Reuters

A BioNTech afirmou que os testes de duas dosagens de seu medicamento BNT162b1 em 24 voluntários saudáveis ​​mostrou que, após 28 dias, eles desenvolveram níveis mais altos de anticorpos para Covid-19 do que os normalmente observados em pessoas infectadas.

A mais alta entre as duas doses —ambas administradas por meio de duas injeções com diferença de três semanas— foi seguida por uma febre curta em três de quatro participantes após a segunda aplicação.

Uma terceira dosagem, testada em uma concentração mais alta em um grupo separado, não foi repetida após a primeira aplicação devido à dor da injeção.

“Esses primeiros resultados de testes mostram que a vacina produz atividade imune e causa uma forte resposta imune”, disse o co-fundador e CEO da BioNTech, Ugur Sahin.

À Folha, Graciela Morales, líder de vacinas dos mercados emergentes da Pfizer, afirmou que agora é necessário entender se os anticorpos obtidos a partir da vacina geram resposta imune para prevenir a doença.

A próxima fase da pesquisa da empresa contra a Covid-19 já deve ser iniciada em julho, com expectativa de participação de cerca de 30 mil pessoas.

Por enquanto, somente há confirmação de participação de Estados Unidos e Alemanha na próxima fase da pesquisa.

Segundo Morales, para a inclusão de outros países nas próximas fases do estudo, os pesquisadores da farmacêutica estão levando em conta aspectos como o momento pandêmico nos locais, a velocidade de recrutamento de participantes, a agilidade das agências regulatórias e a capacidade de fazer o acompanhamento dos integrantes da pesquisa.

A vacina da Pfizer é baseada em RNA mensageiro, assim como a em teste pela empresa Moderna, sediada em Cambridge, Massachusetts.

A ideia desse tipo de vacina é introduzir uma sequência de RNA mensageiro (esse tipo de RNA aponta para células como produzir algo) que indica como se constrói antígenos contra o Sars-CoV-2. Com isso, o organismo aprende como produzir a defesa e fica pronto para atacar o corpo estranho invasor.

Esse tipo de vacina costuma ter um desenvolvimento mais rápido e mais barato em comparação às vacinas comuns.

Além da vacina que teve os resultados apresentados nesta quarta, a Pfizer também desenvolver outras três possíveis imunizações, todas elas baseadas em RNA mensageiro.

Nenhuma vacina para Covid-19 foi aprovada para uso comercial até agora.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.