Quatro dirigentes de hospitais de SP estreiam como colunistas da Folha

Sidney Klajner (Albert Einstein), Fernando Ganem (Sírio-Libanês), Paulo Moll (Rede D'Or) e Antonio José Pereira (HC da USP) vão se revezar semanalmente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gonçalves (MG)

A Folha estreia nesta sexta (16) em seu site as colunas de quatro dirigentes de hospitais de São Paulo. Na edição impressa do jornal, o conteúdo será publicado aos sábados na Folha Corrida.

Sidney Klajner, do Hospital Israelita Albert Einstein, Fernando Ganem, do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Moll, da Rede D’Or, e Antonio José Pereira, do Hospital das Clínicas da USP, vão se revezar semanalmente.

O médico Sidney Klajner, 53, vai inaugurar o espaço nesta semana. Cirurgião do aparelho digestivo formado pela Faculdade de Medicina da USP, ele está há 28 anos no Einstein e comanda o hospital desde 2016.

Klajner diz que quer aproveitar a coluna para atrair a atenção de todos para as janelas de oportunidades criadas na pandemia de Covid-19. Se por um lado a crise sanitária escancarou problemas antigos do setor, por outro outro abriu caminho para soluções inovadoras, diz ele. “Vimos que a telemedicina, a atividade colaborativa entre as instituições e a boa formação médica tornaram o trabalho efetivo."

O presidente do Einstein também pretende lembrar aos leitores que, apesar do avanço da vacinação contra a Covid, os cuidados precisam continuar redobrados. “A pandemia não acabou. É preciso dizer isso."

No dia 23 de julho será a vez de Paulo Moll, 40, que comanda a Rede D’Or São Luiz, com 57 hospitais distribuídos por nove estados e o Distrito Federal.

O economista diz que pretende colocar em debate questões como os desafios assistenciais e o potencial de investimentos do setor de saúde para a geração de empregos e para o desenvolvimento tecnológico.

Fernando Ganem, 56, diretor-geral do Sírio-Libanês, estreará sua coluna em 30 de julho. Cardiologista e intensivista, ele está no Sírio desde 1992 e ocupou vários cargos nas áreas de assistência e gestão. Em maio deste ano, assumiu a diretoria geral do hospital.

Por fim, Antonio José Pereira, 59, do HC da USP, escreverá sua primeira coluna na Folha em 6 de agosto. Formado em engenharia civil, ele é superintendente do hospital desde 2014. Está em sua segunda passagem pelo HC —a primeira ocorreu em 1996 e a segunda começou em 2010.

Para ele, o HC é como uma cidade-escola. Além de atender milhares de pacientes, o hospital público tem 24 mil funcionários e um orçamento de R$ 3 bilhões.

“Vou mostrar na coluna as lições que aprendemos nesta pandemia, como o trabalho em rede, a resiliência da equipe, a importância da ciência e força da sociedade civil organizada. Recebemos até agora R$ 60 milhões em doações."


CONHEÇA OS NOVOS COLUNISTAS DA FOLHA

Sidney Klajner, 53

É cirurgião do aparelho digestivo e presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Tem graduação, residência e mestrado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e é fellow do American College of Surgeons. Também é membro do Conselho Superior de Gestão em Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, e coautor do livro “A Revolução Digital na Saúde” (Editora dos Editores, 2019).

Data de estreia de sua coluna na Folha 16 de julho

Sidney Klajner Médico, 53, presidente da Sociedade Israelita Albert Einstein
Sidney Klajner Médico, 53, presidente da Sociedade Israelita Albert Einstein - AFP

Paulo Moll, 40

Bacharel em economia pelo Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), é membro do conselho de administração e diretor-presidente da Rede D'Or São Luiz. É o filho mais novo do cardiologista Jorge Moll, que fundou a Rede D'Or em 1977. Também é membro do conselho da Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados).

Data de estreia de sua coluna na Folha: 23 de julho

Bacharel em economia pelo IBMEC, é CEO da Rede D'Or São Luiz
Paulo Moll, 40, CEO da Rede D'Or - Divulgação

Fernando Ganem, 56

É médico cardiologista formado pela Faculdade de Medicina da USP e concluiu doutorado na mesma instituição. Também é especialista em terapia intensiva, tem pós-graduação em gestão de atenção à saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e pela Fundação Dom Cabral. Trabalha no Hospital Sírio-Libanês desde 1992 e ocupa cargos na área de gestão do hospital desde 2007. Em maio passado, assumiu a diretoria geral do hospital.

Data de estreia de sua coluna na Folha: 30 de julho

Fernando Ganem, diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês e que também coordena o programa de residência em clínica médica da instituição
Fernando Ganem, diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês - Divulgação/Hospital Sírio Libanês

Antonio José Pereira, 59

É engenheiro civil. Tem pós-graduação em administração hospitalar na FGV (Fundação Getulio Vargas), onde também conclui um doutorado. É superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo desde 2014.

Quando estreia sua coluna na Folha: 6 de agosto

Antonio José Pereira, superintendente do Hospital das Clínicas, em seu escritório
Antonio José Pereira, superintendente do Hospital das Clínicas, em seu escritório - Mathilde Missioneiro/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.