Descrição de chapéu Coronavírus

Variante delta traz carga viral quase 300 vezes maior, diz estudo

Carga decresceu ao longo do tempo e nível passou a ser semelhante ao das demais cepas após 10 dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sangmi Cha
Seul | Reuters

Pessoas infectadas com a variante delta do coronavírus, mais transmissível, têm carga viral 300 vezes mais alta que a dos portadores da versão original do vírus da Covid-19, no momento em que os sintomas foram observados inicialmente, constatou um estudo sul-coreano.

Mas a carga decresceu gradualmente ao longo do tempo — se tornando 30 vezes mais alta que a original depois de quatro dias e 10 vezes mais alta que a original depois de nove dias —, e seu nível passou a ser semelhante ao das demais variantes depois de 10 dias da detecção, de acordo com um anúncio da Agência Coreana de Controle e Prevenção de Doenças (KDCA) na terça-feira.

Médico (centro) trata pacientes com Covid-19 em hospital de Nova Déli, na Índia
Médico (centro) trata pacientes com Covid-19 em hospital de Nova Déli, na Índia - Danish Siddiqui/Reuters

A carga viral mais alta significa que o vírus se transmite com mais facilidade de pessoa a pessoa, o que aumenta o número de contágios e o de hospitalizações, disse Lee Sang-won, do Ministério da Saúde da Coreia do Sul, em entrevista coletiva.

“Mas isso não significa que a variante delta é 300 vezes mais infecciosa... acreditamos que sua taxa de transmissão seja 1,6 vez mais alta que a da variante alfa, e cerca de duas vezes mais alta que a da versão original do vírus”, disse Lee.

A variante delta do novo coronavírus foi identificada inicialmente na Índia, e a variante alfa no Reino Unido.

Para evitar a difusão da variante delta, agora a versão dominante do vírus, a KDCA insta a população a buscar exame imediato em caso de sintomas de Covid-19, e recomenda que encontros pessoais sejam evitados.

A rápida difusão da variante delta e os índices baixos de vacinação apanharam boa parte da Ásia desprevenida, especialmente nos países de mercado emergente, no momento em que as economias da Europa e as da América do Norte se reabrem.

O estudo comparou as cargas virais de 1.848 pacientes infectados com a variante delta às de 22.106 pessoas contagiadas com outras variantes.

A Coreia do Sul reportou 1.509 casos novos de coronavírus na segunda-feira, o que eleva o total nacional a 239.287 infecções, com 2.228 mortes.

O país já ministrou pelo menos a primeira dose da vacina a 51,2% de seus 52 milhões de habitantes, e 23,9% da população já recebeu as duas doses.

Tradução de Paulo Migliacci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.