OMS registra 348 casos de hepatite misteriosa em 20 países

No Brasil, pelo menos 15 casos suspeitos estão sendo investigados em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

A OMS (Organização Mundial da Saúde) informou nesta terça-feira (10) que foram registrados 348 casos prováveis de uma misteriosa hepatite, que afeta especialmente as crianças, e que foram aceleradas as análises sobre o seu possível vínculo com o adenovírus e a infecção por Covid-19 .

Segundo a OMS, foram notificados casos em 20 países, com 70 casos adicionais de outros 13 países que estão pendentes de classificação, à espera da conclusão dos testes.

Apenas seis países informam sobre mais de cinco casos, entre eles o Reino Unido, que registrou mais de 160.

Painel mostra logo da Organização Mundial da Saúde; entidade luta contra o tempo para identificar a causa dos casos de hepatite em crianças com idade igual ou inferior a 16 anos
Painel mostra logo da Organização Mundial da Saúde; entidade luta contra o tempo para identificar a causa dos casos de hepatite em crianças com idade igual ou inferior a 16 anos - Dado Ruvic/Reuters

No Brasil, o número de ocorrências sob investigação é de ao menos 15. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo investiga sete casos suspeitos. Eles foram identificados em São José dos Campos, em Fernandópolis e na capital. De acordo com a secretaria, até a última sexta (7), 2 dos 7 pacientes estavam internados. Os demais casos divulgados até agora estão no Rio de Janeiro (6) e no Paraná (2).

"Na última semana ocorreram alguns avanços importantes com as pesquisas adicionais e alguns refinamentos das hipóteses de trabalho", disse, em entrevista coletiva, Philippa Easterbrook, do programa mundial da OMS sobre a hepatite.

"Atualmente, as principais hipóteses são as que envolvem o adenovírus, e também continua sendo importante o papel da Covid", acrescentou.

A OMS foi informada pela primeira vez em 5 de abril, com 10 casos na Escócia detectados em crianças menores de 10 anos.

Sintomas da hepatite de origem desconhecida

A Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido listou os sintomas observados nas crianças com a doença

  • Febre

  • Icterícia (pele amarelada)

  • Convulsões

  • Perda de consciência

  • Urina Escura ou fezes claras

  • Dores nas articulações e dores musculares

  • Náuseas, vômitos ou dor abdominal

  • Perda de apetite

  • Prurido (coceira em diferentes pontos da pele sem razão aparente)

Os Centros para a Prevenção e o Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) disseram na sexta-feira que estavam investigando 109 casos, dos quais foram notificadas cinco mortes.

Já na Indonésia foram registradas três mortes de crianças por causa da doença.

Esta hepatite tem como sintomas icterícia, diarreia, vômitos e dores abdominais. Alguns casos também provocaram insuficiência hepática e necessitaram de transplante.

A OMS qualifica o surto de inflamação hepática grave como hepatite aguda de origem desconhecida entre crianças pequenas.

Os vírus comuns da hepatite não foram encontrados em nenhum dos casos, segundo o Centro Europeu para a Prevenção e o Controle de Doenças (ECDC) e a OMS.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.