Descrição de chapéu câncer

Relatório atribui 10% dos casos de câncer na Europa a contaminação

Produtos encontrados no meio ambiente e em áreas profissionais são os maiores responsáveis pelos novos casos da doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

Cerca de 10% dos casos de câncer na Europa estão relacionados à contaminação em diversas formas, advertiu nessa segunda-feira (27) a Agência Europeia para o Meio Ambiente (AEE), acrescentando que a maioria dos casos é evitável.

"A exposição à contaminação do ar, tabagismo passivo, raios ultravioleta, amianto, produtos químicos e outros contaminantes originam mais de 10% dos casos de câncer na Europa", revelou a agência europeia em comunicado.

Este número poderia diminuir drasticamente se as políticas existentes fossem objeto de uma ação rigorosa, especialmente na luta contra a contaminação, segundo a organização.

Imagem mostra máscaras e sensores de radiação
Produtos encontrados no meio ambiente e na poluição do ar são os maiores causadores de câncer na Europa, informa a Agência Europeia para o Meio Ambiente - Sérgio Lima - 25.mar.11/Folhapress

"Todos os riscos cancerígenos nos meios ambientais e profissionais podem ser reduzidos", afirmou Gerardo Sánchez, especialista da AEE, antes da publicação do relatório, o primeiro da agência sobre a relação entre o câncer e o meio ambiente.

"Os casos de câncer causados pelo meio ambiente e pelas radiações, ou por cancerígenos químicos, podem ser reduzidos a um nível quase mínimo", assegurou à imprensa.

Segundo dados da agência, a contaminação do ar é responsável por 1% dos casos e cerca de 2% das mortes, um índice que sobe para 9% para casos de câncer de pulmão.

Estudos recentes também detectaram "uma correlação entre a exposição a longo prazo aos particulados, um grande contaminante atmosférico, e a leucemia entre adultos e crianças", acrescentou a organização.

O rádon, um gás radioativo natural que pode ser inalado em habitações pouco arejadas, é considerado responsável por 2% dos casos de câncer no continente.

Segundo a agência europeia, os raios ultravioleta, de origem principalmente solar e também artificial, são responsáveis por cerca de 4% de todos os casos de câncer, em particular do melanoma, uma forma grave de câncer de pele que cresceu muito na Europa nas últimas décadas.

Algumas substâncias químicas utilizadas nos lugares de trabalho e liberados no meio ambiente também são cancerígenas.

Chumbo, arsênico, cromo, pesticidas, bisfenol A e substâncias perfluoroalquiladas e polifluoroalquiladas (PFAS) estão entre as mais perigosas para a saúde dos europeus, assim como o amianto, proibido na UE desde 2005 e ainda presente em algumas construções.

Na UE, 2,7 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer a cada ano e 1,3 milhão morrem em decorrência dele.

O continente, que representa apenas 10% da população mundial, concentra 23% dos novos casos e 20% das mortes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.