RJ confirma morte de homem por varíola dos macacos, 2º óbito no Brasil

Paciente com baixa imunidade e comorbidades estava internado em Campos dos Goytacazes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rodrigo Viga Gaier
Rio de Janeiro | Reuters

O Rio de Janeiro registrou a primeira morte no estado por varíola dos macacos —a segunda no país. A vítima é um homem de 33 anos com comorbidades que estava internado em um hospital de Campos dos Goytacazes, declarou nesta segunda-feira (29) a Secretaria Estadual de Saúde.

"Ele apresentava baixa imunidade e comorbidades, que agravaram o quadro da varíola dos macacos. O paciente apresentou complicações e precisou ser transferido para leito de UTI no dia 19. O óbito aconteceu na manhã desta segunda-feira", disse a secretaria em nota.

Registro amplificado 40 mil vezes detalha a estrutura das partículas virais e evidencia que a célula é cerca de 300 vezes maior
Registro amplificado 40 mil vezes detalha a estrutura das partículas virais e evidencia que a célula é cerca de 300 vezes maior que o vírus da varíola dos macacos - Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz

A Secretaria de Saúde da cidade de Campos está monitorando as pessoas que tiveram contato com o paciente e, até agora, nenhuma delas apresentou sinais ou sintomas de infecção pelo vírus, de acordo com a pasta estadual.

O Brasil registrou em 29 de julho sua primeira morte por varíola dos macacos, de um paciente que estava internado em um hospital de Minas Gerais, também com comorbidades.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a enfermidade uma emergência de saúde global, seu nível mais alto de alerta. A doença, que se espalha por meio do contato próximo com um indivíduo infectado e com as feridas cheias de pus comuns à doença, raramente é letal.

De acordo com balanço fechado pelo Ministério da Saúde no último sábado (27), o Brasil tem 4.493 casos confirmados de varíola dos macacos e investiga outros 4.860.

Ao todo, mais de 90 países onde a doença não é endêmica já registraram casos, que somavam 47,6 mil até esta segunda (29).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.