Vacina de Covid da Pfizer é 73,2% eficaz em crianças menores de 5 anos, mostram novos dados

Estudo indica que imunizante gera resposta semelhante à das faixas etárias mais avançadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Manas Mishra
Bengaluru | Reuters

A vacina da Pfizer e da BioNTech é 73,2% eficaz na prevenção da Covid-19 entre crianças de 6 meses a 4 anos, mostraram novos dados das empresas nesta terça-feira (23), dois meses após o início da aplicação do imunizante nos Estados Unidos para essa faixa etária.

A vacina da Pfizer-BioNTech foi autorizada para crianças menores de 5 anos em junho nos EUA, com base em dados que mostraram que a vacina gerava uma resposta imune semelhante à das faixas etárias mais avançadas.

Três vidros da vacina pediátrica da Pfizer/BioNTech em cima de uma mesa
A vacina pediátrica da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 foi aprovada em crianças de seis meses a 4 anos de idade nos Estados Unidos - Pfizer/Handout via Reuters

Uma análise inicial baseada em dez casos sintomáticos de Covid-19 no estudo sugeriu uma eficácia da vacina de 80,3%. Mas especialistas alertaram que os dados eram preliminares devido ao baixo número de casos sintomáticos.

Os dados atualizados divulgados nesta terça-feira mostraram que 13 crianças tiveram Covid-19, pelo menos sete dias após receber uma terceira dose da vacina Pfizer-BioNTech, em comparação com 21 casos entre aqueles que receberam um placebo.

A maioria dos casos foi causada pela variante da ômicron BA.2, que foi dominante em março e abril, quando o estudo foi realizado.

A Pfizer e a BioNTech também disseram que estão preparando um pedido de autorização aos EUA para a chamada vacina bivalente que tem como alvo as subvariantes BA.4/BA.5 da ômicron para crianças com menos de 12 anos.

As empresas solicitaram na segunda-feira a autorização dos EUA da vacina bivalente como reforço em pessoas com 12 anos ou mais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.