Descrição de chapéu Coronavírus

Biden diz que pandemia 'terminou' nos EUA

'Se prestarem atenção, ninguém usa máscaras', afirmou o presidente em entrevista na TV

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

O presidente americano, Joe Biden, disse neste domingo (18) que a pandemia de Covid-19 acabou nos Estados Unidos.

"A pandemia terminou", disse em entrevista à TV.

"Ainda temos um problema com a Covid. Ainda estamos trabalhando muito nisso... Mas a pandemia acabou. Se prestarem atenção, ninguém usa máscaras. Todo mundo parece estar em boa forma. E, por isso, acredito que está mudando", afirmou durante o programa "60 Minutes", da rede CBS, durante a feira de automóveis de Detroit, evento que não acontecia havia três anos.

Biden sorri segurando um boné em uma das mãos
O presidente Joe Biden brinca com jornalistas antes de embarcar em helicóptero nos jardins da Casa Branca no começo de agosto - Ken Cenedo - 7.ago.22/Reuters

As declarações de Biden vêm, porém, apenas algumas semanas depois de sua administração ter pedido ao Congresso bilhões de dólares em financiamento para manter seus programas de testagem e vacinação com vistas a uma possível nova onda no outono.

A afirmação do presidente também pegou a imprensa local de surpresa. Os sites contrapõem a declaração aos números ainda altos da Covid-19 no país. De acordo com o levantamento do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), nas últimas duas semanas a média de casos novos nos EUA está em 60 mil por dia. A média diária de mortes é de 391, enquanto que as novas internações pela doença ainda batem em 3.411.

O país presidido por Biden é o que teve mais mortes pela Covid no mundo, totalizando 1.047.741 mortes computadas até a última sexta-feira (16). Até essa data, já foram 95.412.766 de casos confirmados.

Em comparação, o Brasil registrou 12 mortes por Covid e 2.669 casos da doença neste domingo (18). Com esta atualização, o país chega a 685.422 vidas perdidas e a 34.629.759 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.