Descrição de chapéu Coronavírus

Vacina bivalente contra Covid em SP atinge mais de 1,3 milhão de pessoas

Saldo representa 17% do público-alvo; dose está disponível para pessoas com mais de 60 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O estado de São Paulo vacinou até o momento 1.371.367 pessoas com a dose da Pfizer bivalente. O número representa 17% do público-alvo, que é de 7.975.409.

Nesta fase, estão elegíveis pessoas acima de 60 anos, indivíduos vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos —abrigados e trabalhadores—, imunocomprometidos e moradores de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Na capital paulista, até a última sexta (10), 500.166 pessoas tomaram a Pfizer bivalente, o equivalente a 26% do público-alvo, que é de 1.911.591 paulistanos.

Primeiro dia de aplicação da vacina bivalente para grupo com mais de 70 anos, na UBS Nossa Senhora do Brasil, na Bela Vista, região central
Primeiro dia de aplicação da vacina bivalente para grupo com mais de 70 anos, na UBS Nossa Senhora do Brasil, na Bela Vista, região central - Rubens Cavallari - 27.fev.2023/Folhapress

Gestantes e puérperas estarão no próximo grupo prioritário que receberá a bivalente, a partir de 20 de março, segundo prevê o calendário do Ministério da Saúde. Até lá, na capital paulista, elas —e trabalhadores da saúde— podem se inscrever para as doses remanescentes. Basta ir até a unidade de referência com comprovante de endereço.

Para se vacinar é preciso estar com o esquema básico completo ou ter recebido uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses desde a última vacina aplicada.

As vacinas bivalentes utilizam a cepa original do coronavírus, identificada primeiro em Wuhan, e cepas diferentes da variante ômicron. Essa versão atualizada se mostrou mais eficaz no cenário atual da pandemia, em que sublinhagens da ômicron são a principal causa de infecções.

Nos estudos clínicos e nas análises de uso em vida real das bivalentes, não foram encontrados riscos associados a receber o reforço bivalente que pudessem contraindicar a sua aplicação.

Também não há contraindicação de receber a vacina da Covid em conjunto com outros imunizantes, como o da gripe.

Na cidade de São Paulo, a vacinação contra a Covid-19 ocorre nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e nas AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais)/UBSs Integradas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, nas AMAs/UBSs integradas, também das 7h às 19h.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.