Descrição de chapéu Deutsche Welle alimentação China

Cerveja não é saudável como afirma estudo chinês

Pesquisa que exalta benefícios da bebida foi financiada por cervejaria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Julia Vergin
DW

O resultado de um estudo realizado na China deixou cervejeiros empolgados ao concluir que a bebida tem ingredientes benéficos para a saúde. De acordo com a pesquisa, alguns componentes da cerveja são decompostos pelo microbioma intestinal e, dessa forma, poderiam exercer um efeito regulador no sistema imunológico.

Pessoas segurando copos de cerveja e curtindo o verão ao ar livre.
O efeito oxidante do álcool aumenta o risco de doenças como diabetes e câncer - Astrosystem/Adobe Stock

Esse efeito seria anti-inflamatório, anticoagulante e antioxidante, tornando inofensivos alguns produtos nocivos gerados no metabolismo.

Tudo isso soa muito bem, mas uma observação mais a fundo do estudo chinês, divulgado no final de julho, pode frustrar o clima de festa. A pesquisa foi financiada pelo Laboratório State Key de Fermentação Biológica e Engenharia da Cerveja, que pertence à cervejaria Tsingtao, uma das maiores da China.

Além disso, 2 dos 5 autores do estudo são do laboratório da própria cervejaria, como consta na seção "conflitos de interesse" do texto. Por isso, o médico alemão Helmut Seitz, que realiza pesquisas sobre álcool, duvida da independência do estudo chinês. Ele avalia o conteúdo da pesquisa como "grotesco".

Cerveja faz mais mal do que bem

"É claro que há certas substâncias na cerveja que são boas para a saúde, como o extrato de lúpulo", observa Seitz, que há décadas realiza pesquisas sobre o álcool e seus efeitos no organismo.

Ele diz, porém, que o efeito oxidante do álcool é muito mais forte do que os potenciais benefícios de todos os outros ingredientes presentes na cerveja. Esse efeito oxidante pode causar inflamações e aumenta o risco de doenças, como diabetes e câncer.

"O álcool possui um efeito cancerígeno, especialmente no intestino grosso", explicou o alemão. "O álcool se decompõe em acetaldeído, que possui um efeito tóxico." Além disso, segundo o especialista, a cerveja é até mais prejudicial para o intestino do que o vinho, embora o motivo disso ainda não seja conhecido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.