Post de deputado engana sobre eficácia de vacinas ao usar dados imprecisos e fora de contexto

Osmar Terra desinforma, mais uma vez, sobre os imunizantes contra a Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os dados de mortes por Covid-19 no Japão, Taiwan e Austrália não mostram a ineficácia da vacinação contra o vírus que causa a doença, diferentemente do que afirma o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) em postagem.

Além de haver inconsistências nos dados apresentados pelo parlamentar, a comparação direta entre número de mortes e percentual geral de vacinados em intervalos diferentes de tempo não indica a eficácia, ou não, das vacinas, como verificado pelo Comprova. Isso porque não é possível saber pelas informações do post se os mortos por Covid-19 pertenciam ao grupo de pessoas vacinadas ou que não receberam o imunizante.

Profissional da saúde, cujo rosto não aparece, está na porção esquerda da foto, segurando seringa. Ao fundo, outra profissional, também de avental branco, e um homem de máscara. Estão embaixo de barraca, em dia ensolarado
Vacinação contra a Covid em São Paulo - Rubens Cavallari - 27.fev.2023/Folhapress

À reportagem, o médico epidemiologista Sérgio de Andrade Nishioka, consultor da Fiocruz e da Organização Mundial de Saúde para avaliação clínica de vacinas e professor aposentado da Universidade Federal de Uberlândia, afirma que um método adequado para análise, ao menos no período citado por Terra, seria comparar as taxas de letalidade de vacinados e não vacinados.

Um estudo sobre a pandemia na Austrália, um dos países citados por Terra, utilizou o método indicado por Nishioka e mostrou que a vacinação de idosos reduziu o risco de morte em 93% em comparação com idosos não vacinados. Entre a população geral, aqueles que não foram vacinados representaram apenas 4,6% dos casos de covid-19, mas 22,8% das mortes ocorreram entre pessoas que não receberam dose alguma.

um estudo publicado no The Lancet em agosto de 2022 mostrou que a vacinação reduziu em 67% as mortes por Covid no Japão e em 33% o número de casos.

Enganoso, para o Comprova, é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

A reportagem contatou o deputado Osmar Terra, alvo de outras checagens, por email. Sua assessoria pediu número de telefone para que o deputado fizesse contato, mas ele não o fez até a publicação deste texto.

Por que investigamos

O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99486-0293.

Leia a verificação completa no site do Comprova.

A investigação desse conteúdo foi feita por A Gazeta e NSC e publicada em 17 de outubro pelo Comprova, coalizão que reúne 41 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por Folha, Nexo, Jornal do Commercio, CBN, Metrópoles e Estadão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.