Descrição de chapéu Projeto Saúde Pública

Alta de casos de dengue e chikungunya provoca falta de sangue em hospital de MG

Instituição de saúde fez pedido por doações; transfusões são necessárias para pacientes com baixo número de plaquetas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

Um dos principais hospitais do Vale do Aço, em Minas Gerais, enfrenta falta de sangue para pacientes que precisam de transfusões em decorrência do aumento de casos de dengue e chikungunya na região.

O HMC (Hospital Márcio Cunha), que fica em Ipatinga, a 215 km de Belo Horizonte, fez pedido de doações pelas redes sociais. O hospital atende uma região com aproximadamente 800 mil moradores, onde estão localizadas cidades como Coronel Fabriciano e Timóteo.

O Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga (MG), que atende a cerca de 800 mil pessoas por ano e enfrenta falta de sangue. - Prefeitura de Ipatinga

A transfusão é utilizada quando há redução no nível de plaquetas dos infectados pelas duas doenças. O hospital é uma fundação e atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e por convênios.

"A hemoterapia do HMC enfrenta atualmente, um déficit nos estoques, recebendo apenas cerca de 30 doadores por dia, enquanto a média necessária para a sustentabilidade é de 60 doações diárias", afirma o hospital, ao justificar o pedido de doações.

"Além do período de férias e do Carnaval que se aproxima, que geralmente causam a diminuição de doadores, a unidade enfrenta uma emergência de saúde pública devido ao cenário crítico de arboviroses, como dengue e chikungunya", diz a instituição.

No sábado (27), o governo de Minas Gerais decretou estado de emergência para as duas doenças e também para zika, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde publicado na segunda (2) registra 752 casos de dengue e 2.010 de chikungunya. No boletim anterior, de 22 de janeiro, os casos de dengue somavam 252 e os de chikungunya, 755. Ipatinga tem 227 mil habitantes.

Na vizinha Coronel Fabriciano, os casos de dengue em 29 de janeiro totalizaram 119 e os de chikungunya,184. No relatório de 22 de janeiro os números eram de 42 e 24, respectivamente. A cidade tem 104 mil habitantes.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que o HMC não tem contrato com a Fundação Hemominas, o banco de sangue estadual.

"Porém, caso o hospital não possua estoque, em caso de emergências comprovadas, a fundação realiza a destinação de hemocomponentes ao referido hospital, mediante solicitação", afirma a pasta, em nota.

"A secretaria esclarece ainda que o hospital em questão possui banco de sangue próprio, onde é realizado todo o ciclo do sangue, desde coleta até transfusões, atendendo hospitais SUS, filantrópicos e privados", diz o comunicado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.