Descrição de chapéu Dengue Projeto Saúde Pública

DF e mais seis estados já decretaram emergência em saúde por dengue neste ano

Brasil tem 740 mil casos prováveis da infecção viral e 501 mortes em decorrência da doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Santa Catarina é a sétima unidade federativa brasileira a decretar estado de emergência em saúde devido à alta transmissão de dengue no território. O governo publicou a decisão nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial do Estado.

Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal e Acre também declararam emergência epidemiológica por causa da doença. As regiões estão entre as dez com maior incidência do vírus no país.

O Brasil tem 740 mil casos prováveis da infecção viral e 501 mortes em decorrência dela, segundo atualização mais recente do Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde.

Mosquito pousa no que parece ser a pele de uma pessoa, que está desfocada
O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue - Luis Robayo - 25.jan2016/AFP

Em Santa Catarina, foram registrados quase 17,6 mil casos prováveis da doença desde o início do ano, segundo o governo estadual. O número representa uma alta de 650% na comparação com o mesmo período de 2023. Além disso, oito mortes foram confirmadas no estado.

A secretária estadual da Saúde, Carmen Zanotto, afirmou que o decreto de emergência é importante para facilitar as ações do governo do estado em apoio aos municípios, controle do mosquito e também atendimento rápido dos casos.

No Rio de Janeiro, onde o governador Cláudio Castro (PL) decretou situação de emergência devido à epidemia de dengue nesta quarta-feira (21), quatro pessoas morreram por conta da doença e os casos notificados chegam a quase 50 mil desde o início do ano. O número de diagnósticos é 20 vezes maior do que o esperado para o período.

A decisão foi publicada no Diário Oficial nesta quinta (22). "Decretando a epidemia, tiramos a burocracia para fazer um atendimento mais rápido", afirmou Castro.

Os estados podem decretar emergências de saúde pública por epidemias, surtos, doenças emergentes e desastres, segundo definição do Ministério da Saúde, para emprego urgente de medidas de prevenção e contenção de riscos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera que a dengue está em nível epidêmico quando o território apresenta coeficiente de incidência acima de 300. Todos os estados que decretaram emergência até o momento se enquadram no critério, mas só o Rio de Janeiro, com coeficiente de 343, declarou epidemia.

Na quarta (21), o Espírito Santo decretou estado de emergência "como medida de resposta célere para ações administrativas e assistenciais", segundo nota da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde). O estado registrava até então mais de 24 mil casos notificados de dengue, mais de 1,3 mil casos notificados de chikungunya e 507 casos notificados de Zika.

Goiás declarou situação de emergência no início deste mês após atingir, por quatro semanas epidemiológicas consecutivas, a taxa de incidência de casos suspeitos acima do limite definido pelo planejamento do estado. Agora, o território registra taxa de incidência de 647,5.

Minas Gerais, estado com segunda maior incidência da doença, decretou no último dia 2 a emergência em saúde para possibilitar a "adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento da incidência de casos de arboviroses, em especial a aquisição pública de insumos e materiais, doação e cessão de equipamentos e bens e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial".

No dia 25 de janeiro, o risco de epidemia de dengue levou o governo do Distrito Federal a declarar situação de emergência. A unidade federativa tem o maior coeficiente de incidência da dengue no país (2.956).

Ainda no início do ano, dia 5 de janeiro, o Acre foi o primeiro a declarar emergência devido à dengue. Segundo o governo do estado, à época, o decreto foi uma forma de planejar, alinhar e reforçar as ações de combate em todo o território. O estado registra coeficiente de incidência de 765.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.