UBSs de São Paulo abrem sábado (3) para atender suspeitas de dengue

Secretaria Municipal da Saúde adquiriu 200 mil testes rápidos para o diagnóstico da doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No sábado (3), todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade de São Paulo estarão de portas abertas para o atendimento a pessoas com sintomas de dengue. São eles dores no corpo, nas articulações, atrás dos olhos e de cabeça, além de febre alta, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo.

A Secretaria Municipal da Saúde adquiriu 200 mil testes rápidos para o diagnóstico da doença.

Tubo de ensaio de laboratório com larvas do mosquito Aedes aegypti
Tubo de ensaio de laboratório com larvas do mosquito Aedes aegypti - Ricardo Moraes - 26.jan.2024/Reuters

De acordo com a pasta, o encaminhamento de casos graves para os hospitais municipais, se necessário, seguirá fluxo de prioridade clínica, conforme avaliação médica.

As unidades funcionarão das 8h às 17h. É possível procurar a unidade de saúde mais próxima da residência na plataforma Busca Saúde clicando aqui.

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde mostra que o distrito de Jaguara, na zona oeste, já é epidêmico para a dengue. Até 22 de janeiro, foram contabilizados 127 casos, com coeficiente de incidência —critério do Ministério da Saúde para a classificação desse tipo de doença em relação à população— de 534,5. Acima de 300 é considerado epidemia.

Itaquera, na zona leste, tem 188 casos e incidência de 88. No mesmo período, a cidade contabiliza 1.792 casos com incidência de 14,9.

Há três níveis de incidência: baixa, com menos de 100 casos por 100 mil habitantes; média, de 100 e 300 casos por 100 mil habitantes; e alta, com mais de 300 casos por 100 mil habitantes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.