Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
1ª BIENAL De 20/10 a 23/12/1951

1ª BIENAL
De 20/10 a 23/12/1951

Primeira edição foi a única fora do Ibirapuera

A primeira edição da Bienal deveria acontecer somente em 1954, como parte da celebração dos 400 anos de São Paulo. Mas o industrial Ciccillo Matarazzo, um dos fundadores do MAM e da própria Bienal, ouviu rumores em 1950 de que o rival Masp planejava uma grande mostra internacional. Ciccillo decidiu antecipar seus planos, e a primeira Bienal estreou em outubro de 1951, com direção artística de Lourival Gomes Machado.

Chovia um bocado no dia da abertura da exposição, mas isso não impediu o sucesso do evento. Em uma época em que São Paulo tinha cerca de 2,2 milhões de habitantes, o público foi considerado bom: mais de 50 mil visitantes.

Pela primeira e única vez na história das Bienais, uma edição aconteceria fora do Ibirapuera: a sede foi a esplanada do parque Trianon, onde hoje se localiza o prédio do Masp. Artistas de peso tiveram obras expostas, como Pablo Picasso, René Magritte, Alberto Giacometti, Jackson Pollock, Di Cavalcanti e Cândido Portinari. Entre os premiados, figuraram Danilo Di Prete (pintura), Victor Brecheret (escultura) e Oswaldo Goeldi (gravura). O cartaz da edição foi assinado por Antônio Maluf.

Leia sobre a abertura da 1ª Bienal no Acervo Folha


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página