'Chorei de raiva', afirma brasileiro vítima de racismo no futebol sérvio

Crédito: AFP Everton Luiz é consolado por seu companheiro de equipe Filip Kljajic
Everton Luiz é consolado por seu companheiro de equipe Filip Kljajic

ALEX SABINO
DE SÃO PAULO

Logo nos primeiros minutos, Everton Luiz, 28, começou a ouvir barulhos estranhos. Como não fala sérvio, não os identificou. Quanto mais corria a partida de sua equipe, o Partizan Belgrado, mais ouvia os ruídos vindos da torcida do Rad Belgrado.

Depois de algum tempo, o volante brasileiro percebeu. Eram sons de macaco. E eram direcionados e ele.

"Quanto mais eu me aproximava da lateral do campo, mais forte ficava", afirmou, em entrevista à Folha por telefone, nesta segunda (20).

Ser vítima de racismo o consumiu por quase 90 minutos. Seus companheiros avisaram o árbitro, que parou a partida disputada no domingo (19). Pelos alto-falantes do estádio, um locutor pediu para o público parar com aquilo, sem sucesso.

Na hora, o volante brasileiro, que está há um ano no futebol sérvio, lembrou-se da filha Luna, de quatro anos.

Meses antes, ela havia ido com a mãe a um supermercado de Belgrado. Outra criança se aproximou, viu a pele morena escura, puxou o cabelo de Luna e se enojou. "Eca!", disse.

Foi o que fez Everton explodir. No final do jogo, fez gestos obscenos para a torcida que o ofendeu racialmente. Os jogadores do Rad Belgrado partiram para cima de Everton. Queriam briga.

"Quando aconteceu o racismo, eles não fizeram nada. Não tomaram nenhuma atitude. Nenhum deles se aproximou dos torcedores e pediu para que parassem. Depois ainda quiseram brigar comigo. Talvez eu não devesse ter feito nenhum gesto. Mas não aguentei", lamenta.

Na saída de campo, aconteceu a imagem que correu o mundo nesta segunda.

Às lágrimas, o brasileiro foi consolado pelo goleiro Filip Kljajic, seu companheiro de Partizan Belgrado.

"Chorei de raiva. Nunca havia passado por uma situação como essa. Espero que nunca mais aconteça. Não só comigo, mas com ninguém."

Jogadores negros da seleção inglesa sub-21 receberam insultos racistas em jogo contra a Sérvia. Moedas, pedras e cadeiras foram atirados pela torcida. A equipe sérvia teve de atuar na partida seguinte sem torcida e a federação pagou multa de 80 mil euros

14.out.2014

O jogo contra a Albânia, pelas eliminatórias da Eurocopa de 2016, virou uma batalha campal após atos de xenofobia. Um drone com bandeira da Albânia foi interceptado por um jogador sérvio, o que iniciou a confusão. A seleção foi condenada a jogar duas partidas com portões fechados

18.set.2014

Pela Liga dos Campeões, a torcida do Partizan Belgrado exibiu faixa com mensagem racista em jogo contra o Tottenham. O time foi multado em 50 mil euros e teve de fechar parcialmente seu estádio para a partida seguinte

15.nov.2013

Crédito: AFP/Andrej Isakovic Jogador sérvio arranca bandeira albanesa de drone que sobrevoava o campo
Jogador sérvio arranca bandeira albanesa de drone que sobrevoava o campo

Em jogo da seleção sérvia sub-21 contra a Bélgica, torcedores fizeram sons de macaco toda vez que um jogador belga tocava na bola. A Uefa fechou dois setores do estádio para a partida seguinte da seleção como punição

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.