Folha passa a publicar conteúdo do Origem Surf

Publicação foi lançada há dois anos de forma independente e aborda tudo sobre a modalidade

Surfista disputa competição de ondas gigantes na praia de South Inlet Park, em Boca Raton (EUA)
Surfista disputa competição de ondas gigantes na praia de South Inlet Park, em Boca Raton (EUA) - Susan Stocker - 5.mar.2018/AP
Ivan Finotti
São Paulo

A Folha passa a publicar neste sábado (10), em sua versão digital, o conteúdo do site Origem Surf, criado e assinado por Janaína Pedroso e Filipe Burjato. A publicação foi lançada de forma independente há cerca de dois anos e, como o nome diz, se dedica ao esporte praiano.

A onda aqui é maior do que as notícias de competições internacionais, que ganharam destaque nos últimos tempos com diversas vitórias brasileiras, que incluem dois títulos mundiais, e este ano, onze representantes no tour mundial - de um total de 34 atletas.

Vale lembrar que daqui a dois anos o surfe estreia como esporte olímpico nas Olimpíadas de Tóquio.

O site navega especialmente no modo de vida desse pessoal, com matérias abordando, por exemplo, o surfista de fim de semana ("Carro do surf: Existe um modelo ideal?"), reportagens de comportamento ("Suicídio de Jean levanta uma questão: onde está a essência do surf?"), personagens interessantes ("O dia em que conversei com um surfista preso em Bali!"), dicas de equipamento ("Precisamos falar sobre remendo de prancha!"), meio ambiente ("Alerta: mancha marrom no litoral paulista!") etc.

"Também cobrimos atentamente o circuito de campeonatos, inclusive o feminino", diz Janaína, 34, surfista desde os 16. Jornalista e ex-apresentadora de TV, com passagens pela Globo, Band e CNT, ela é a principal responsável pelos textos, e aposta no viés emocional, e não relatorial, que imprime a eles. Janaína também é colunista da revista mensal de surfe "Hardcore".

Seu companheiro Filipe, arquiteto, 38, surfista desde os 6, faz a curadoria dos temas e das imagens. "Com a estreia na Folha, faremos agora uma playlist semanal homenageando as grandes bandas que embalaram os surfistas através das décadas". 

As playlists de Burjato vão introduzir Beach Boys, Led Zeppelin e Bob Marley aos surfistas jovens, que hoje em dia escutam essencialmente funk, conta ele.

O casal se mudou para Ubatuba há um ano e meio e é lá que se localiza o QG do Origem Surf. Outras novidades que os leitores do jornal podem esperar são estreias de duas colunistas: Juliana Calderari vai escrever sobre longboard (pranchas com mais de 2,7 metros) e Alexandra Iarussi, sobre arte e audiovisual ligado ao esporte.

Enquetes interativas também estão a caminho. A primeira: o nome Origem Surf deve mudar para Origem Surfe, com o nome do esporte aportuguesado?

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.