Maior no Brasil, Flamengo vê Corinthians à sua frente no Sudeste

Equipes estão empatadas considerando margem de erro de pesquisa Datafolha

São Paulo

O Corinthians lidera a pesquisa Datafolha sobre torcidas no Sudeste. O clube é a preferência de 19% dos moradores dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santos e Minas Gerais.

O Flamengo é o segundo colado, com 14% da preferência. Se considerada a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos neste recorte da pesquisa, no entanto, as equipes estão tecnicamente empatadas.

Considerando todo o país, o Corinthians aparece na segunda posição, com a preferência de 14% dos entrevistados, contra os 18% do Flamengo. O resultado está no limite da margem de erro de dois pontos percentuais, mas com o empate improvável.

O São Paulo aparece em terceiro lugar no Sudeste, com 10%. Logo atrás, e tecnicamente empatados com o clube tricolor, estão Palmeiras (8%), Cruzeiro (8%), Atlético-MG (5%), Vasco (4%) e Santos (4%).

 

SEM ALTERAÇÃO

Os dois títulos de Brasileiro conquistados desde a última pesquisa pelo Corinthians não alteraram de forma significativa a preferência dos torcedores. Os índices dos dois clubes mais populares no último levantamento, realizada de 29 a 30 de janeiro, são iguais aos do Datafolha anterior, realizado de 3 a 5 de junho de 2014.

Nos últimos anos não houve grande variação na porcentagem de torcedores de cada um dos 14 maiores clubes do país. Desde 2007 os índices apenas oscilam dentro da margem de erro.

No limite da margem de erro, São Paulo, Palmeiras, Vasco e Cruzeiro estão tecnicamente empatados na terceira posição. A equipe do Morumbi conta com a preferência de 8% dos torcedores brasileiros, seguida pelo time alviverde, com 6%. Vasco e Cruzeiro estão logo atrás, com 4%.

Grêmio (3%), Santos (3%), Internacional (3%) e Atlético-MG (2%) vêm na sequência. Botafogo, Fluminense, Bahia e Vitória têm 1% cada. Os demais times citados somam juntos 8%, sendo que 22% disseram não torcer para nenhum time.

OUTRAS REGIÕES 

Já no Norte do país, o Flamengo ocupa a primeira posição na preferência dos torcedores de forma isolada, com 37%. A equipe não é alcançada pelo Corinthians, o segundo colocado numericamente, com 8%, mesmo se for considerada a margem de erro de seis pontos percentuais.

situação se repete no Nordeste, onde o time rubro-negro tem a preferência de 23% dos torcedores, contra 9% da equipe alvinegra. Nesse caso, a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

O clube paulista aparece em pé de igualdade com o Flamengo na região Sul, onde tem a preferência de 12% dos torcedores contra 8% da equipe rubro-negra.

Nessa região do país, Grêmio, Internacional e Corinthians estão tecnicamente empatados na liderança da preferência dos torcedores considerando a margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos. O time tricolor, porém, está numericamente à frente dos adversários, com 20%, contra 18% de colorados.

Na região Centro-Oeste, Flamengo e Corinthians estão tecnicamente empatados na liderança considerando a margem de erro de seis pontos percentuais para mais ou para menos. Numericamente, porém, a equipe carioca está à frente, com 23% contra 15% de corintianos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.