Roma surpreende e elimina o Barcelona na Liga dos Campeões

Depois de perder por 4 a 1 o primeiro jogo, equipe italiana fez 3 a 0 no estádio Olímpico e vai à semifinal

Manolas corre com os braços abertos, seguido por jogadores do banco de reservas, para comemorar o terceiro gol da Roma
Manolas comemora o terceiro gol da Roma sobre o Barcelona, que deu a classificação para a equipe italiana - Tony Gentile/REUTERS
São Paulo

Quando o zagueiro grego Manolas desviou de cabeça aos 37 minutos do segundo tempo, nem ele acreditou. Saiu em disparada assim que viu a bola entrar no gol, alucinado e perseguido pelos outros jogadores da Roma. 

Do banco de reservas do Barcelona, o meia Iniesta observava a festa do rival com lágrimas nos olhos. Nas arquibancadas do estádio Olímpico, as câmeras focalizaram vários torcedores também chorando, mas de alegria.

A equipe italiana havia acabado de protagonizar uma das maiores viradas da história da Liga dos Campeões da Europa. Depois de perder para o Barcelona por 4 a 1 na Espanha, a Roma ganhou por 3 a 0 em casa nesta terça (10) e avançou à semifinal.

Pela terceira temporada consecutiva, o Barcelona, cinco vezes campeão do torneio, cai nas quartas de final. 

A Roma chega à semifinal depois de 34 anos e se aproxima da chance de exorcizar seu maior fantasma.
A equipe fez a final do torneio de 1984 (quando ainda se chamava Copa da Europa), contra o Liverpool.

Atuando em casa, tinha a festa do título inédito armada. Perdeu para os ingleses nos pênaltis.

O Liverpool é um dos possíveis adversários da Roma na semi. O sorteio vai acontecer na próxima sexta (13). A decisão da Liga dos Campeões está marcada para 26 de maio, em Kiev, na Ucrânia.

Diante do favoritismo do Barcelona, foi surpreendente. Mas com a bola rolando, a Roma foi a melhor equipe e mereceu o resultado. Na goleada por 4 a 1 na Espanha, os italianos haviam marcado dois gols contra.

No estádio Olímpico, a Roma dominou. Além de Manolas, os gols foram marcados por De Rossi e Dzeko.
Apenas quando estava próximo da eliminação, nos minutos finais, o Barcelona tentou pressionar e impor seu jogo. Sem sucesso.

Ter uma equipe entre as quatro melhores da Europa é um (pequeno) prêmio de consolação para o futebol italiano, que não irá à Copa do Mundo pela primeira vez depois de 60 anos.

O último título de um clube do país na Liga dos Campeões aconteceu em 2007, com o Milan.

Também eliminado

O outro jogo das quartas de final desta terça mostrou ter sido uma terça ruim para a Catalunha, região onde está Barcelona. O técnico Pep Guardiola esperava levar o Manchester City (ING) ao título europeu. Não vai.

Tal qual a Roma, o City precisava vencer o rival por três gols de diferença em Manchester (para pelo menos levar o jogo para a prorrogação). Em vez de imitar os italianos, perdeu por 2 a 1 para o Liverpool e foi eliminado.

Por reclamação, o catalão Guardiola foi expulso no intervalo. Ele reclamava de um gol de Sane, anulado por impedimento. A posição do atacante era legal.

O City terminou o primeiro tempo vencendo por 1 a 0 graças ao gol Gabriel Jesus. Pressionou pelo segundo gol, sem conseguir. Levou a virada na etapa final com as finalizações de Salah e do brasileiro Roberto Firmino.

O Liverpool já havia vencido a partida de ida por 3 a 0.

Os dois outros semifinalistas serão decididos nesta quarta (11).

O Bayern de Munique é o favorito contra o Sevilla. Joga em casa depois de ter vencido por 2 a 1 como visitante. 

Da mesma forma que o Real Madrid está próximo da vaga depois de ter derrotado a Juventus (ITA) por 3 a 0 em Turim.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.