Fair play será critério de desempate na Copa

Regra tinha sido adotada durante Copa das Confederações de 2017 e eliminatórias para Rússia

Fábio Aleixo
Moscou

Um simples cartão amarelo poderá ser decisivo para uma seleção avançar ou não às oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia.

Isso porque, pela primeira vez na história dos Mundiais, o chamado fair play (jogo limpo) servirá como critério de desempate na fase de grupos.

No Mundial da Rússia, que começará no dia 14 de junho, o número de cartões será o penúltimo item para desempatar, antes da necessidade de se realizar um sorteio.

Tal modelo já havia sido adotado no regulamento da Copa das Confederações de 2017 e nas eliminatórias para a Copa de 2018. Porém, nunca foi necessário utilizá-lo.

Pelo critério estabelecido pela Fifa, haverá pontuação de acordo com o tipo de punição recebida pelos atletas. A seleção que tiver menos pontos deduzidos por esse critério terá vantagem.

Ele funcionará da seguinte maneira: cartão amarelo (-1 ponto), cartão vermelho indireto, como resultado de um segundo amarelo (-3 pontos), cartão vermelho direto (-4 pontos) e cartão amarelo e vermelho direto (-5 pontos).

Apenas uma dessas deduções poderá ser aplicada a um jogador por partida.

Um ranking será divulgado ao fim de cada rodada.

Antes, porém, de se chegar à definição no fair play, o desempate entre dois ou mais times se dará na seguinte ordem: saldo de gols em todos os jogos do grupo; maior número de gols marcados em todos os jogos; maior número de pontos obtidos entre os times empatados; saldo de gols das partidas entre os times; maior número de gols marcados entre os times empatados.

O fair play é uma das principais bandeiras da Fifa, e a entidade sempre premia em seus torneios a equipe que foi mais fiel ao jogo limpo.

Em todas as edições de Copas até hoje, apenas em uma oportunidade se chegou ao extremo de se realizar sorteio para definir a posição de seleções. Isso aconteceu no Mundial disputado na Itália, em 1990.

Na ocasião, Irlanda e Holanda acabaram empatadas no Grupo F, atrás da Inglaterra. Somaram três pontos e ficaram igualadas em tudo.

Imediatamente após empatarem em 1 a 1 na última rodada, o sorteio foi conduzido usando um papel com o nome das equipes. Irlandeses tiveram mais sorte e acabaram em segundo, passando de fase no torneio.

A Holanda também acabou se classificando para a fase de mata-matas, como um dos quatro melhores terceiros colocados.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.