Descrição de chapéu Copa do Mundo

Colômbia avança, e Japão elimina o Senegal no desempate por cartões

Senegaleses tomaram dois cartões amarelos a mais que os japoneses na Copa

São Paulo

O gol do colombiano Yerry Mina contra o Senegal, aos 29 minutos do segundo tempo em Samara, fez com que muita gente pegasse a calculadora e a tabela da Copa do Mundo para fazer as contas do Grupo H.

Quando o zagueiro ex-Palmeiras marcou para a Colômbia, a Polônia já vencia o Japão por 1 a 0. Com isso, os sul-americanos assumiram a liderança com seis pontos, enquanto japoneses e senegaleses se igualaram na segunda posição, com quatro.

No momento do apito final, as duas seleções tinham a mesma pontuação, quatro gols marcados e quatro gols sofridos, ou seja, saldo zero. 

No confronto direto, haviam empatado em 2 a 2. O duelo, então, passou a ser decidido no número de cartões.

Com dois amarelos recebidos a mais que o Japão (6 a 4), o Senegal foi eliminado do Mundial pelo critério disciplinar. O atacante Niang, que somou um gol pela equipe nos três jogos do grupo, foi o único senegalês advertido com dois amarelos nessa fase. 

"Essa é uma das regras que já foram estabelecidas previamente. Temos de respeitar. Mas preferíamos ser eliminados de outro jeito. É uma pena", disse o técnico Aliou Cissé sobre a eliminação.

A Copa do Mundo da Rússia é a primeira em que o aspecto disciplinar virou critério de desempate para definir classificados na fase de grupos.

Caso Senegal e Japão tivessem terminado com o mesmo número de cartões, o dono da vaga nas oitavas seria decidido em sorteio realizado pela Fifa logo após o jogo.

Sortear classificados não seria uma novidade na história do Mundial. Em 1990, na Itália, Irlanda e Holanda terminaram a primeira fase empatados em todos os critérios na segunda posição.

Na época, a competição classificava os quatro melhores times que terminassem o grupo em terceiro. 
Houve sorteio, os irlandeses venceram e permaneceram como segundos na chave. A Holanda caiu uma posição, enfrentou nas oitavas a Alemanha, futura campeã mundial, e perdeu.

A edição de 2018 marcou somente a segunda participação do Senegal em Copas. Em 2002, na estreia, foram até as quartas, quando perderam da Turquia --no primeiro jogo, derrotaram a França, campeã no Mundial anterior.

Apesar de a eliminação não representar uma vergonha para o país, a queda senegalesa é um duro golpe para os africanos em geral. 

Esta é a primeira vez que uma seleção do continente não passa da primeira fase de Copas do Mundo desde 1982.

Na Rússia, a África foi representada por Egito, Marrocos, Nigéria e Tunísia, além do Senegal. Nigerianos e senegaleses foram os únicos que chegaram à última rodada com chances de classificação. Todas, porém, foram eliminadas ainda na fase de grupos.

Autor do gol colombiano, o zagueiro Yerry Mina foi a dois na Copa e se tornou o artilheiro da seleção na Rússia.

A Colômbia encara a Inglaterra, segunda colocada do Grupo G, nas oitavas de final.

Já eliminada da Copa, a Polônia quase complicou a vida do Japão na Rússia com a vitória por 1 a 0, em Volgogrado, gol do zagueiro Jan Bednarek. 

Este é o terceiro Mundial seguido em que os poloneses não conseguem passar da fase de grupos. Em 2006 e em 2002, suas mais recentes participações, também caíram precocemente no torneio.

A última vez que a Polônia foi às oitavas de final aconteceu na Copa do Mundo de 1986, no México. Na ocasião, ficou em terceiro no grupo, foi à fase seguinte e caiu para o Brasil, por 4 a 0.

No lado japonês, o número de cartões inferior ao de Senegal permitiu aos asiáticos que se classificassem pela primeira vez em oito anos. No Mundial do Brasil, em 2014, a equipe parou na primeira fase.

Nas oitavas, o Japão enfrentará a Bélgica, que foi líder do Grupo G com nove pontos somados em três jogos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.