Descrição de chapéu Copa do Mundo

Copa de Dados: Coutinho e Kane entram na lista de melhores da Copa até agora

Cristiano Ronaldo e zagueiro uruguaio permaneceram após a segunda rodada

São Paulo

Ao fim da segunda rodada da Copa, nove novos jogadores apareceram na lista de melhores do Mundial, segundo metodologia criada pela Folha. Entraram no ataque o brasileiro Coutinho e o inglês Kane, artilheiro do torneio.

Da lista de melhores da primeira rodada, ficaram apenas o atacante português Cristiano Ronaldo, agora vice-artilheiro, e o zagueiro uruguaio José Giménez, cuja seleção ainda não levou gol.

 

Para chegar à lista de melhores, a reportagem considera entre 12 e 16 indicadores para cada posição.

Um zagueiro, por exemplo, é bonificado se desarma bem e não erra passes na defesa; um atacante, se faz gols e ainda dá assistências para os companheiros.

São analisados todos os eventos de todos os jogadores participaram no torneio. São, por exemplo, mais de 30 mil passes certos. Os dados da primeira rodada se somam aos da segunda.

A metodologia permite encontrar atletas que não estão tão em evidência, como o zagueiro suíço Manuel Akanji, que é quem mais ganhou divididas no Mundial e ainda acerta passes no ataque. Os dados são da Opta, tabulados pela Folha.

Para todos os jogadores, fazer um gol dá uma grande bonificação. Também foi considerada a seleção que determinado jogador está enfrentando. Uma boa atuação contra o Brasil vale mais do que o desempenho contra a Arábia Saudita.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.