Descrição de chapéu Copa do Mundo

Mata-mata indica duelos prematuros de campeões antes da final da Copa

Se favoritas avançarem, só um lado da chave poderá reunir até seis vencedores

São Paulo

O empate com Marrocos, em Kaliningrado, e o vacilo no fim de Portugal contra o Irã, em Saransk, garantiram aos espanhóis, nesta segunda-feira (25), a classificação como líderes do Grupo B da Copa do Mundo da Rússia.

Dessa forma, a Espanha escapou de enfrentar o bicampeão Uruguai nas oitavas --jogará contra a Rússia-- e poderá não ter nenhuma seleção campeã mundial em seu caminho até a final do torneio.

Do outro lado da chave, se forem mantidas as posições do fim da segunda rodada, se juntarão ao Uruguai (que ficou com o primeiro lugar do Grupo A) França, Brasil, Alemanha e Inglaterra. O grupo ainda pode ter o acréscimo da bicampeã Argentina, que tenta se classificar nesta terça (26).

Somando todas essas campeãs, podem ser 15 títulos de um lado do mata-mata da Copa, ante apenas um do outro. Usando como critério o número de campeões em cada lado, esse seria o maior desequilíbrio dos últimos 20 anos.

Nesse período, o torneio viu França e Espanha entrarem para a lista de campeões. 

Em 2006, na Alemanha, houve o maior equilíbrio na divisão de classificadas para o mata-mata. De um lado da chave, estavam a anfitriã, a Argentina e a Itália. Brasil, Inglaterra e França ficaram na outra metade. Na final, os italianos venceram os franceses na disputa de pênaltis.

No último Mundial, a Argentina teve o caminho livre de seleções campeãs. No mata-mata, enfrentou Suíça, Bélgica e Holanda, até a decisão com a Alemanha. Já os alemães superaram a Argélia e as campeãs França e Brasil antes de bater a Argentina para conquistar o tetracampeonato.

Nesta segunda, a Espanha sofreu bastante contra Marrocos para garantir sua classificação às oitavas de final da Copa do Mundo. 

No início do primeiro tempo, Iniesta e Sergio Ramos se confundiram em uma saída de bola e viram Boutaib arrancar, finalizar na saída de De Gea e abrir o placar. 

Foi o quarto gol sofrido por De Gea nos primeiros quatro chutes na direção de sua meta. O goleiro do Manchester United (ING) já havia falhado na estreia, contra Portugal. 

Iniesta se redimiu ainda no primeiro tempo e deu a assistência para Isco empatar.

Na etapa final, os marroquinos chegaram a mandar uma bola na trave. Mas seriam recompensados com o gol justamente com um atleta que atua na Espanha. En-Nesyri, que joga no Málaga (ESP), subiu mais alto que a defesa e cabeceou para fazer 2 a 1.

Aos 46 minutos do segundo tempo, Iago Aspas aproveitou cruzamento da direita e fez de letra o gol de empate. O bandeirinha assinalou impedimento, mas, após consultar o árbitro de vídeo, validou o gol que deu à Espanha a liderança do Grupo B e a chance de ter um caminho mais tranquilo até a final do Mundial, que será disputada no dia 15 de julho, em Moscou.

 

O outro jogo do Grupo B, empate em 1 a 1 entre Portugal e Irã, ficou marcado pela quebra de um recorde. Com os dois pênaltis apontados pelo árbitro paraguaio Enrique Cáceres (um para cada time), o Mundial da Rússia chegou a 20 penalidades, a maior quantidade no torneio se consideradas as Copas disputadas por 32 seleções em 64 partidas.

O recorde anterior era das edições de 1998 e 2002, com 18 pênaltis cada uma, contabilizada toda a competição.

Como ainda faltam 28 partidas para serem disputadas no Mundial da Rússia, é de esperar que a marca até o fim do torneio seja ainda maior.

O VAR (sistema de árbitro de vídeo) ajudou na quebra do recorde. Oito pênaltis deste Mundial foram assinalados com a ajuda da tecnologia e apenas um foi desmarcado --em Neymar, no jogo do Brasil contra a Costa Rica.

Nesta segunda, o Irã soube aproveitar melhor a penalidade marcada a seu favor (com a ajuda do VAR). Karim Ansarifard cobrou e fez o gol de empate da equipe asiática aos 48 min do segundo tempo.

Antes, Cristiano Ronaldo havia perdido a chance de ampliar a vantagem de Portugal no placar. O goleiro iraniano Ali Beiranvand defendeu o pênalti cobrado pelo atacante do Real Madrid aos 8 min da etapa complementar.

Quaresma havia feito o primeiro gol em chute de fora da área, no fim da etapa inicial. Foi o primeiro gol do português na Rússia, que, aos 34 anos, estreia em Mundiais.

O empate com o Irã acabou custando a Portugal a liderança do grupo. Em segundo lugar, a equipe terá pela frente nas oitavas de final o Uruguai, primeiro do Grupo A.

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.