Descrição de chapéu Copa do Mundo

No sufoco, Portugal e Espanha empatam e avançam às oitavas

Espanha enfrenta a Rússia e portugueses encaram o Uruguai nas oitavas de final

São Paulo

Os empates nos jogos de Espanha e Portugal, nesta segunda-feira (25), fizeram com que a Copa do Mundo conhecesse a primeira definição de classificados por critérios de desempate deste Mundial. 

Com o 2 a 2 diante do Marrocos, os espanhóis foram a 5 pontos, assim como os portugueses, mas avançaram na liderança pelo número de gols marcados: seis contra cinco da equipe de Cristiano Ronaldo e companhia.

Agora, a Espanha enfrenta nas oitavas de final a anfitriã Rússia. Já Portugal encara o Uruguai, que foi líder do Grupo A, venceu seus três jogos na Copa e ainda não sofreu gols na competição.

Espanhóis celebram o gol de Isco, o primeiro da Espanha no empate em 2 a 2 com Marrocos
Espanhóis celebram o gol de Isco, o primeiro da Espanha no empate em 2 a 2 com Marrocos - Xinhua/Lu Jinbo

Autor do gol contra o Irã, o português Ricardo Quaresma faz parte da vasta lista de grandes promessas que não vingaram. Surgiu no Sporting (POR) no início da década passada sob a expectativa de, pelo menos, rivalizar com Cristiano Ronaldo pelo posto de melhores portugueses de sua geração. Mas isso não aconteceu.

A Copa do Mundo da Rússia marca a sua estreia em Mundiais. Em 2014, ficou fora da lista final do então técnico Paulo Bento.

Diante do Irã, em Saransk, marcou um lindo gol de trivela, marca registrada de sua carreira, aos 44 minutos do primeiro tempo, para registrar com estilo seu primeiro gol na história da competição. 

Cristiano Ronaldo teve a oportunidade de marcar seu quinto gol na Copa em um pênalti marcado com o auxílio do árbitro de vídeo. A cobrança, porém, parou nas mãos do goleiro Beiranvand.

Este foi o sexto pênalti desperdiçado por Ronaldo em 14 cobranças feitas com a camisa da seleção.

Portugal se classificava na liderança do Grupo B até o fim do jogo, quando Ansarifard, camisa 10 iraniano, marcou de pênalti o gol que jogou os portugueses para a segunda colocação.

No outro jogo da chave, a Espanha sofreu contra a equipe de Marrocos, que saiu na frente após erro de Sergio Ramos e Iniesta. Um deixou a bola para o outro na altura do meio de campo, mas Boutaib, que não tinha nada a ver com o erro espanhol, se aproveitou para arrancar até a área e finalizar na saída de De Gea.

O goleiro do Manchester United (ING) não tem tido uma Copa do Mundo muito feliz. Na estreia, falhou feio em chute de Cristiano Ronaldo no empate em 3 a 3 com Portugal. 

Nesta segunda, o gol do marroquino Boutaib foi o quarto chute certo sofrido pela Espanha no torneio. O quarto gol que De Gea sofreu.

Ainda na etapa inicial, Iniesta se redimiu e deu a assistência para Isco empatar o jogo, em bela triangulação envolvendo o ídolo do Barcelona e o centroavante Diego Costa.

No segundo tempo, os marroquinos chegaram a acertar um chute na trave de De Gea. Mas aos 36 minutos, o atacante Youssef En-Nesyri, que joga no espanhol Málaga, subiu mais alto que a defesa para marcar o segundo dos africanos.

Com os marroquinos bastante recuados, a Espanha pressionou o adversário até encontrar o pé salvador de Iago Aspas, que marcou de letra e teve que esperar o VAR para ter seu gol confirmado. O gol que colocou os espanhóis na liderança, e contra a Rússia, na próxima fase.


Uruguai x Portugal
15h, no Estádio Olímpico Fisht

Espanha x Rússia
11h, no Estádio Lujniki

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.