Descrição de chapéu Copa do Mundo

Rússia empolga e vibra com estrela de atacante formado na Espanha

Cheryshev, 27, atua no futebol espanhol desde jovem e entrou no time por acaso

O jogador russo Denis Cheryshev comemora gol contra o Egito - AFP
São Petersburgo

A Rússia não se importou com a presença da estrela Mohammed Salah no time adversário e venceu mais uma na Copa. Agora, a vítima foi o Egito, em São Petersburgo: 3 a 1 para a equipe da casa, que ficou perto de confirmar classificação antecipada às oitavas de final.

Foi mais uma noite inspirada do meia-atacante Denis Cheryshev. O jogador, que apenas entrou na Copa por causa da lesão na estreia contra a Arábia Saudita de Dzagoev (então principal jogador da seleção russa), foi eleito o melhor em campo nas duas partidas do time anfitrião. E já virou o principal nome da equipe sensação da competição.

Cheryshev tem 27 anos e atua no futebol espanhol desde jovem —ele chegou ao país ibérico ainda criança, com seis anos. Seu pai, Dimitri Cheryshev, também foi jogador com passagem pelo futebol espanhol, com passagem, inclusive, pela base do Real Madrid.

O filho Denis começou nas categorias de base do mesmo Real Madrid e virou profissional em 2009 no time B. Subiu à equipe principal em 2013, mas pouco atuou antes de sair, em 2016. Depois, passou por Sevilla e Villarreal, este último onde obteve mais destaque.

Por causa dos muitos anos na Espanha, o jogador fala espanhol fluentemente, razão pela qual virou o jogador do elenco russo mais próximo ao brasileiro Mário Fernandes, que se naturalizou pelo país europeu no ano passado e é titular da equipe no Mundial.

"O Cheryshev é uma grande pessoa. A gente sempre está junto. Além de ser um grande jogador, é uma grande pessoa. Ele é muito rápido, merece tudo que está acontecendo com ele. Me dou bem com todos, mas ele é o mais próximo, porque ele fala espanhol", disse Mário Fernandes à Folha.

O meia-atacante russo também conversou com a reportagem e admitiu surpresa com o seu desempenho. Afinal, antes do Mundial, ele havia atuado apenas 33 minutos pela seleção na temporada 2018.

"É uma surpresa, não esperava ser eleito o melhor jogador da partida, mas, para mim, é secundário, o mais importante é avançar, a equipe está crescendo e temos que seguir assim", falou o russo.

Contra o Egito, Cheryshev fez um dos gols da Rússia justamente com assistência de Mário Fernandes. O jogo teve dois passes para gol do lateral que começou a carreira no Grêmio, em 2009, mas atua no CSKA Moscou há seis anos. Na temporada passada, ele conseguiu a cidadania do país anfitrião do Mundial.

A vitória contra os egípcios ainda deu à Rússia o status de primeira sensação desta competição. Afinal, são oito gols marcados e só um sofrido em duas partidas —os europeus já haviam batido a Arábia Saudita por 5 a 0 na estreia.

O apoio local tem sido integral: nesta terça, 64 mil pessoas compareceram ao estádio em São Petersburgo, sendo ampla maioria russa.

Os africanos, por sua vez, praticamente se despediram da competição. O confronto também marcou a estreia de Salah, estrela do Liverpool que havia sentido lesão no ombro na final da Liga dos Campeões da Europa, em maio. 

O camisa 10 fez, de pênalti, o único gol egípcio. Os outros gols do jogo foram de Fathi, contra, e Dzyuba. Com seis pontos, a Rússia vai decidir a liderança do Grupo A contra o Uruguai na próxima rodada, dia 25, em Samara.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.