Descrição de chapéu Copa do Mundo

Tão longe, tão cara e ainda por cima em russo

Jornalistas da Folha que acompanham seleção viajarão mais de 14,5 mil km na 1ª fase da Copa

Equipamento da equipe da Folha em Sochi, base da seleção brasileira - Eduardo Knapp/Folhapress
Paulo Passos
São Paulo

Quatro dos sete grupos em que o Brasil poderia ter caído na Copa do Mundo tinham jogos em Sochi, cidade escolhida como sede da seleção antes mesmo do sorteio, em 1º de dezembro de 2017

Pois quis o destino e as bolinhas do sorteio da Fifa que a seleção brasileira ficasse justamente no Grupo E, sem jogos na aprazível cidade litorânea.

A CBF manteve o planejamento mesmo assim. Com voos fretados garantidos pela Fifa, a seleção viajará 7.376 quilômetros para jogar os três primeiros jogos do Mundial.

Com escalas —impossíveis de serem dribladas—, a distância percorrida pelos seis enviados da Folha que acompanharão a seleção será mais que o dobro disso, para se deslocarem para Rostov-on-Don, São Petersburgo e Moscou, na primeira fase do torneio. 

Outros seis jornalistas estão sediados em Moscou, totalizando os 12 enviados da Folha

Todos os deslocamentos locais na Rússia exigem escalas na capital Moscou. Numa Copa em um país com distâncias continentais, as viagens são apenas um dos desafios enfrentados no planejamento da cobertura do evento.

Outro desafio, que não deixa de ser uma consequência desse primeiro, é o custo. O país tido como exótico e caro tem valores que assustam. Quem tentou ou viajará para a Rússia durante o Mundial sabe que a conta sairá alta. 

Será a Copa mais cara para cobrir e curtir desde o torneio realizado no Japão e na Coreia do Sul em 2002.

Custo e distâncias se somam a outro “Пробле́ма”. Sim, mais do nunca, o idioma é um problema, como está escrito no fim da frase anterior, em russo, no alfabeto cirílico. 

O relato dos enviados até agora é que quase nada é traduzido no país. Copa do Mundo vai ter, mas será longe, cara e em russo. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.