Descrição de chapéu Copa do Mundo

Táxi atropela grupo em Moscou e fere 8 pessoas

É o primeiro incidente grave na Copa; não há ainda indícios de terrorismo

Igor Gielow
Moscou

Um táxi atropelou um grupo de pessoas no centro de Moscou, cidade-sede coalhada de turistas que vieram pelo Mundial. Oito pessoas ficaram feridas, uma em estado grave. Dois são mexicanos e os outros são russos e ucranianos, segundo autoridades locais.

Segundo a polícia, não há indício de que tenha sido ato terrorista. O prefeito de Moscou, Serguei Sobianin, disse em rede social que o incidente foi acidental. O motorista, um quirguiz, foi detido e disse que perdeu o controle do carro perto do shopping Gostoni Dvor.

O táxi que atropelou e feriu sete pessoas em Moscou, neste sábado (16)
O táxi que atropelou e feriu sete pessoas em Moscou, neste sábado (16) - Jack Stubbs/Reuters

Vídeo disponível em redes sociais do acidente mostra que, diferentemente de relatos iniciais, o motorista não atingiu primeiro um poste. Ele foi abalroado depois.

Ele tenta sair de um engarrafamento típico da região e vai direto sobre a calçada. Não há torcedores óbvios no grupo atingido, ao contrário dos relatos que diziam que seriam mexicanos.

As informações são da agência Reuters e de sites russos.

As vítimas não tiveram a nacionalidade confirmada, mas pelo vídeo não pareciam ser torcedores uniformizados.

A segurança na capital e nas outras dez cidades-sede está bastante reforçada para a Copa. Há policiais em todas as estações de metrô, além de paramilitares com cães farejadores de explosivos.

O Quirguistão é uma ex-república soviética de maioria muçulmana na Ásia Central. É berço de alguns movimentos fundamentalistas e grande fornecedora de mão de obra barata para a Rússia.

O incidente elevou a tensão na capital. A prefeitura local instalou vários blocos de concreto nos limites das áreas para pedestres no centro da cidade, justamente temendo atentados usando veículos.

Inspirados pelo grupo Estado Islamico, esses ataques viraram uma forma de impactar o público sem necessitar de planejamento ou equipamento como armas e explisivos.

Dezenas morreram em atos do gênero nos últimos anos em cidades europeias, como Barcelona, Nice e Londres.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.