Estádios de Corinthians e Palmeiras disputam posto de sede da Copa América

Organizadores da competição farão vistorias nos locais no próximo mês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Os organizadores da Copa América de 2019, que será realizada no Brasil, irão inspecionar o Itaquerão e o Allianz Parque no próximo mês para decidir qual dos dois estádios receberá partidas do torneio, que será disputado de 14 de junho a 7 de julho do ano que vem.

Os dois estádios foram os únicos de São Paulo pré-selecionados para receber o evento. O estádio do Morumbi e o Pacaembu estão fora da disputa para sediar o principal torneio continental de seleções.

A Copa América será o próximo desafio oficial da seleção brasileira após o fracasso no Mundial da Rússia, quando o time foi eliminado nas quartas de final para a Bélgica.

A competição contará com os dez países associados à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e mais duas equipes convidadas: o Qatar, que sediará a próxima Copa do Mundo, em 2022, e o Japão, que já disputou a Copa América em 1999.

O torneio será disputado em cinco cidades. Além de São Paulo, Rio de Janeiro (Maracanã), Belo Horizonte (Mineirão), Salvador (Fonte Nova) e Porto Alegre receberão partidas da competição.

O estádio que será utilizado na capital gaúcha também não foi definido. O Beira-Rio (que assim como o Itaquerão foi sede da Copa do Mundo de 2014) e a Arena do Grêmio disputam o direito de receber os jogos. Eles também serão submetidos a inspeção dos organizadores do evento.

Fortaleza e Manaus queriam participar da competição, mas foram descartadas por causa do alto custo para viabilizar a operação.

Temendo que a competição seja um fracasso de público após campanha decepcionante dos sul-americanos no Mundial da Rússia (só Brasil e Uruguai foram às quartas de final), os organizadores optaram por um formato com apenas cinco sedes e sem muitos deslocamentos, reduzindo assim os custos do evento.

 

O Maracanã é o palco preferido para sediar a final do torneio. Os organizadores negociam com os proprietários do estádio a utilização do espaço.

A seleção brasileira principal não joga no estádio desde 2013, quando conquistou a Copa das Confederações com vitória sobre a Espanha por 3 a 0. Nas eliminatórias do Mundial da Rússia, o Brasil não jogou lá por causa de dificuldade da CBF em alugar o estádio.

Já a seleção olímpica atuou no Maracanã na final dos Jogos de 2016, quando, após em pate em 1 a 1, ficou com a medalha de ouro ao vencer a Alemanha nos pênaltis.

Durante a Copa América, a seleção brasileira ficará concentrada na Granja Comary, em Teresópolis, como aconteceu no Mundial de 2014.

Nesta semana, o técnico Tite  começou a negociar oficialmente com os diretores da CBF a renovação do seu contrato. Ele deve fechar um acordo até o Mundial do Qatar, mas precisará de um bom resultado na Copa América para permanecer no cargo até 2022.

Antes da disputa da competição, o time nacional fará oito amistosos. O primeiro será contra os EUA, no dia 7 de setembro, em Nova Jersey. O Brasil terá outro amistoso em setembro, mas o adversário ainda não foi definido.

A equipe jogará também em outubro, novembro e março do próximo ano.

A última vez que a Copa América foi realizada no Brasil foi em 1989. Naquele ano, Recife, Salvador, Goiânia e Rio de Janeiro foram as sedes.

O quadrangular final foi disputado em rodadas duplas no Maracanã. Lá, o time comandado por Sebastião Lazaroni derrotou a Argentina, então campeã mundial, Paraguai e Uruguai. O título acabou com um jejum de 40 anos da seleção sem vencer o torneio.

Copa América 2019

Torneio será realizado no Brasil de 14.jun a 7.jul.2019

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.