Com compromissos em São Paulo, Pelé não vai a velório de Coutinho

Ex-atacante do Santos morreu nesta segunda-feira (11)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Santos

Pelé não foi ao velório e no enterro de Coutinho, morto na última segunda-feira (11), em Santos. A assessoria pessoal do ex-camisa 10 da seleção brasileira e do Santos informou que ele tem compromissos comerciais em São Paulo e não poderá estar na baixada santista.

Coutinho foi parceiro de Pelé durante uma década no Santos. Após a confirmação da morte do ex-colega, o Rei do futebol divulgou uma nota de pesar.

“É uma grande perda. A tabelinha Pelé-Coutinho fez o Brasil ficar mais conhecido no mundo todo. Tenho certeza que um dia faremos tabelinha no céu. Minhas condolências à família“, disse o jogador que fez com Coutinho uma dupla lendária.

Nesta terça, Pelé enviou uma coroa de flores em homenagem a Coutinho.

"Saudade do grande parceiro! Descanse em paz. Edson Arantes do Nascimento e família"

O velório de Coutinho foi na Vila Belmiro, em Santos. Passaram no local ex-jogadores do clube, como  Manoel Maria, Edu, João Paulo, Pepe, Juary, Marcelo Fernandes e Gilberto Sorriso. Do elenco atual do Santos, Gustavo Henrique, Jean Mota e Victor Ferraz e o técnico Jorge Sampaoli foram à Vila para prestar homenagem ao ex-atacante.

Nos últimos anos de vida, Coutinho se reconciliou com a ideia de falar sobre Pelé e ser fotografado ao lado dele. Mas após pendurar as chuteiras de forma precoce, aos 30 anos, houve tempo em que não queria tocar no assunto.

O que incomodava Coutinho era não ser reconhecido pelo que foi. Juntos, eles anotaram 1.461 gols pelo Santos e conquistaram 19 títulos de expressão, sem contar torneios de tiro curto nas várias excursões que o clube fez para o exterior.

Ao voltar a morar em Santos e se acostumar a tomar cervejas no Bar do Alemão, quase todos os dias, em frente à Vila Belmiro, reconheceu o valor do parceiro com quem protagonizou trocas de passes que ficaram eternizadas como tabelinhas.

"As pessoas falam de NeymarRobinhoMessi, mas ninguém se compara ao 'crioulo'. Não tem comparação", disse, com seu lendário mau humor, quando perguntado sobre a possibilidade de alguém ter jogado mais que o Pelé.

Coutinho chegou ao Santos com apenas 14 anos, em 1958, depois de fugir de casa. Estreou no time principal no mesmo ano com apenas 14 anos, 11 meses e 6 dias, já fazendo um gol, contra o Sírio Libanês, de Goiás.

Pelo clube, foram 368 gols marcados em 457 partidas oficiais. Ele conquistou cinco vezes o Campeonato Brasileiro, duas Libertadores, dois Mundiais e seis vezes o Paulista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.