Descrição de chapéu Velocidade

Verstappen se recupera e vence GP da Áustria em final emocionante

Após largar mal, piloto ultrapassa Charles Leclerc nas últimas voltas

São Paulo | UOL

O holandês ​Max Verstappen, 21, brilhou na manhã deste domingo (30) e conquistou o Grande Prêmio da Áustria de F-1, para delírio da "invasão laranja" presente no autódromo de Spielberg.

Após largar mal, o piloto da Red Bull se recuperou de forma espetacular, ultrapassou o piloto da Ferrari Charles Leclerc, 21, nas últimas voltas e cruzou a linha de chegada na liderança. Valteri Bottas, 29, da Mercedes, completou o pódio.

Essa foi a primeira corrida não vencida por um piloto da Mercedes na temporada. Hamilton, líder da classificação com 197 pontos, ganhou seis provas. Bottas, segundo colocado com 166, outras duas. Verstappen aparece em terceiro, com 126.

Os pilotos retornam à pista para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha. A corrida será no dia 14 de julho, às 10h10 (de Brasília), no circuito de Silverstone.

Max Verstappen comemora vitória no pódio do GP da Áustria; perto de Leclerc, segundo colocado
Max Verstappen comemora vitória no pódio do GP da Áustria; perto de Leclerc, segundo colocado - Lisi Niesner/Reuters

​Largada agitada

O Grande Prêmio da Áustria começou agitado, com as Mercedes bem. Após largar em quatro, Lewis Hamilton disputou roda a roda com Lando Norris e conseguiu ganhar uma posição. Max Verstappen levou a pior, e Valterri Bottas roubou o segundo lugar. 

Em contrapartida, o pole position Charles Leclerc teve uma largada tranquila e chegou a abrir a vantagem sobre Bottas nas primeiras voltas da corrida. 

Após largar mal, Verstappen perdeu a segunda colocação e foi parar em sétimo. Apesar disso, o piloto da Red Bull começou a se recuperar logo no início da corrida. Ele ultrapassou Lando Norris e foi para cima de Raikkonen até conseguir chegar na quinta posição.

Após sofrer problemas com seu carro no treino classificatório, Vettel largou da décima colocação, mas conseguiu ir para a quarta posição. Apesar disso, a Ferrari errou no pit stop do piloto, o alemão perdeu tempo e foi parar na oitava colocação.

Enquanto isso, o pit stop de Leclerc foi tranquilo, e o monegasco seguiu na liderança.

Lewis Hamilton precisou trocar a asa dianteira nos boxes. Com isso, o britânico da Mercedes perdeu muito tempo (11 segundos) e foi parar na quinta posição. Vettel e Verstappen levaram a melhor e assumiram a terceira e quarta colocações, respectivamente.

A briga pelo terceiro lugar foi acirrada. Verstappen começou a perseguir Vettel e foi ganhando tempo, até que ficou a menos de um segundo do alemão. O piloto da Red Bull abriu a asa e foi para cima do adversário por fora, que se manteve firme na terceira posição.

O piloto da Red Bull Max Verstappen venceu o GP da Austria, neste domingo (30)
O piloto da Red Bull Max Verstappen venceu o GP da Austria, neste domingo (30) - Lisi Niesner/Reuters

Verstappen insistiu e, com a asa aberta, ultrapassou Vettel, para delírio da torcida presente em Spielberg.

Após ultrapassar Vettel, Verstappen partiu para cima de Bottas pelo segundo lugar. Em pouco tempo, o holandês se aproximou do piloto da Mercedes e conseguiu fazer a ultrapassagem com tranquilidade.

Verstappen seguiu voando na pista e foi para a briga pelo lugar mais alto do pódio. Em disputa acirrada, o piloto holandês ficou roda a roda com o monegasco, que saiu da pista, e conseguiu a ultrapassagem.

A FIA abriu uma investigação sobre o incidente, mas não viu irregularidades.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.