Descrição de chapéu Futebol Internacional

Faixa 'vidas brancas importam' sobrevoa estádio em jogo do Inglês

Premier League abriu investigação, e Burnley divulgou nota com pedido de desculpas

A Premier League divulgou ter iniciado um processo de investigação a respeito do avião que sobrevoou o Etihad Stadium durante o primeiro tempo da partida entre Manchester City e Burnley, nesta segunda-feira (22).

A aeronave de pequeno porte levava faixa com a frase "White lives matter Burnley" (vidas brancas importam Burnley, em inglês).

Faixa com mensagem que sobrevoou o estádio do Manchester City
Faixa com mensagem que sobrevoou o estádio do Manchester City - Shaun Bitterill/AFP

A mensagem ironiza o slogan "black lives matter" (vidas negras importam), que se tornou mote do movimento por igualdade racial e contra a brutalidade policial nos Estados Unidos. Os protestos se espalharam pelo mundo.

Antes de todas as partidas da retomada do Campeonato Inglês, iniciada na semana passada, os jogadores e o trio de arbitragem têm se ajoelhado em campo, em homenagem ao movimento. Os atletas atuam com camisas com a frase "black lives matter" às costas.

Minutos após o episódio, o Burnley divulgou comunicado condenando o responsável pela faixa que sobrevoou o estádio do Manchester City.

"Queremos deixar claro que essas pessoas não são bem-vindas em Turf Moor [estádio do clube]. Nosso clube tem orgulho do trabalho com gente de todos os gêneros, religiões e fé com seu premiado trabalho comunitário e nos posicionamos contra todas as formas de racismo", disse o texto.

O clube se desculpou com a Premier League, o Manchester City e o movimento negro.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.