Descrição de chapéu Futebol Internacional

Alisson fecha o gol, e Liverpool volta com empate em clássico

Para ser campeã inglesa nesta semana, equipe depende de tropeço do Manchester City

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após temer que o Campeonato Inglês não fosse disputado até o final, o técnico Jurgen Klopp vê o seu Liverpool cada vez mais próximo do tão esperado título, mas é provável que ele precise esperar mais um pouco para que a conquista seja concretizada.

Neste domingo (21), o líder do torneio voltou a jogar, empatou com o Everton sem gols num dos mais tradicionais clássicos britânicos e chegou a 83 pontos. Perdeu, no entanto, a chance de depender só de si para ficar com o troféu ainda nesta semana.

O Everton, mandante do jogo, poderia ter saído com a vitória, não fosse uma excelente atuação do goleiro Alisson, que na segunda metade da etapa final fez duas grandes defesas para evitar a derrota de sua equipe, pouco criativa neste domingo. Na sequência de uma delas, o brasileiro ainda contou a trave para barrar o rival.

Pelo lado azul, o atacante brasileiro Richarlison teve boa atuação.

O Liverpool tem, atualmente, 23 pontos a mais que o Manchester City, segundo colocado na tabela de classificação e que joga nesta segunda-feira (22), contra o Burnley, também pela 30ª rodada da Premier League. São 38 no total.

Alisson e o zagueiro Van Dijk, que escreveu em sua camisa "Vidas Negras Importam", como forma de apoio aos protestos antirracistas no mundo
Alisson e o zagueiro Van Dijk, que escreveu em sua camisa "Vidas Negras Importam", como forma de apoio aos protestos antirracistas no mundo - Jon Super/Reuters

Na próxima rodada, o líder recebe o Crystal Palace no estádio de Anfield, na quarta-feira (24). O City encara o Chelsea, fora de casa, na quinta-feira (25).

Por mais que o técnico do rival, Pep Guardiola, já tenha admitido que o campeão está definido, para confirmar a conquista nos próximos dias o Liverpool precisa vencer seu compromisso na quarta e torcer para que a equipe de Manchester tropece nesta segunda ou na quinta —neste último caso, o time de Klopp garantiria a taça um dia depois de entrar em campo.

Caso não haja uma definição nesta semana, Liverpool e City se encontrarão em Manchester no dia 2 de julho em duelo com ares de decisão.

A extraordinária campanha do líder nesta temporada teve apenas uma derrota no Inglês até aqui. O time já alcançou o maior número de triunfos consecutivos em uma mesma edição do torneio e ainda pode bater o recorde de pontos (100, pelo Manchester City, em 2018).

Também pode tornar-se o campeão com mais rodadas de antecedência na história (para isso, precisa levantar o troféu nos próximos três jogos).

Após a boa temporada em 2019, com o título da Champions League, além do vice-campeonato inglês (atrás justamente do City), o Liverpool tenta encerrar neste ano jejum de 30 anos sem conquistar o principal troféu do país.

Apesar de ser o segundo mais vitorioso da Inglaterra, com 18 títulos, o clube nunca foi campeão na era da Premier League, que começou em 1992 (a última taça da equipe veio em 1990).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.