Campeão mundial com a Inglaterra, Jack Charlton morre aos 85 anos

Irmão de Bobby Charlton, Jack defendeu o Leeds por 23 anos e foi técnico da Irlanda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Jack Charlton, zagueiro da seleção da Inglaterra que venceu a Copa do Mundo de 1966, morreu aos 85 anos na sexta-feira (10). A família do ex-jogador confirmou o óbito neste sábado (11).

Segundo familiares, Jack estava em casa em Northumberland e cercado dos seus entes queridos. Ele é irmão mais velho de Bobby Charlton, 82, também campeão com a Inglaterra em 1966 e ídolo do Manchester United.

Jack Charlton - Paul ELLIS 4.mar.2019/AFP

“É difícil expressar o orgulho que temos da extraordinária vida que ele teve e do prazer que levou a muitas pessoas em diferentes países e em toda trajetória de vida", afirma nota publicada pela família.

Ele lutava contra um linfoma e sofria de demência.

Os jogos da rodada deste sábado da Premier League foram precedidos por um minuto de silêncio em lembrança do campeão mundial.

Pela seleção da Inglaterra, Jack fez 35 jogos e marcou seis gols. Participou, além da conquista inédita de 1966, da Copa do Mundo de 1970. A associação inglesa de futebol tem feito ao longo dia homenagens ao ex-zagueiro.

Jack defendeu o Leeds United por 23 anos entre as décadas de 1950 e 1970. Pelo clube, conquistou a Liga Inglesa de 1968/1969 e a Copa da Inglaterra de 1971/1972 sob comando do lendário treinador Don Revie.

Em sua trajetória pelo Leeds, Jack atuou em 773 partidas e fez 96 gols. É o nono maior artilheiro do clube do norte da Inglaterra e que está próximo de voltar à Premier League.

Família de torcedores do Leeds homenageia com flores deixadas na porta de Elland Road, estádio do clube
Família de torcedores do Leeds homenageia com flores deixadas na porta de Elland Road, estádio do clube - Molly Darlington/Reuters

O Leeds lamentou a morte do seu ídolo no Twitter. Em comunicado, o clube se diz bastante entristecido ao receber a notícia de que "a lenda morreu durante a noite passada aos 85 anos, após uma longa doença".

“Charlton estabeleceu o recorde de 773 partidas pelo Leeds United durante um período de 23 anos como jogador e se tornou um dos melhores zagueiros de todos os tempos", diz a nota do clube . ​

Charlton também foi técnico da seleção da Irlanda entre 1986 e 1995 e passou a ser chamado de ‘Saint Jack’ ao conduzir o time às quartas de final da Copa do Mundo de 1990. Os irlandeses foram eliminados pela Itália, anfitriã daquele Mundial.

Na Copa de 1994, a segunda participação da Irlanda em Mundiais, o time de Jack também passou da fase de grupos e caiu nas oitavas diante da Holanda. A associação de futebol do país publicou nas redes sociais um vídeo de Jack, "o técnico que mudou o futebol irlandês para sempre, o homem que nos desafiou a sonhar".

O Manchester United, clube de seu irmão Bobby, também prestou sua homenagem a Jack. “Ficamos tristes ao saber da morte de Jack Charlton, irmão de Sir Bobby e membro da seleção inglesa”, diz a nota do United.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.