Descrição de chapéu Copa Libertadores 2021

Santos volta a cair na fase de grupos da Libertadores após 37 anos

Nem vitória teria classificado o time alvinegro, que se despediu com derrota e futebol ruim

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O sonho do Santos de se classificar às oitavas de final da Copa Libertadores durou 2 minutos e 38 segundos nesta quarta-feira (26). Foi o tempo que o Boca Juniors levou para fazer o primeiro gol contra o The Strongest (BOL), em La Bombonera, com arremate de fora da área de Almendra.

Era o fim. Restava ao time brasileiro se preparar para o destino reservado para o terceiro colocado da chave: a Copa Sul-Americana. E lamentar uma eliminação na fase de grupos da principal competição continental após 37 anos.

Byron Castillo, do Barcelona, tenta passar pelo santista  Lucas Braga
Byron Castillo, do Barcelona, tenta passar pelo santista Lucas Braga - Marcos Pin/Reuters

Para avançar entre os dois melhores do Grupo C, o Santos precisava vencer o Barcelona (EQU) e esperar que o Boca Juniors não derrotasse os bolivianos.

Em Guayaquil, a equipe brasileira perdeu por 3 a 1 mostrando um futebol sofrível. Os argentinos ganharam por 3 a 0 e asseguraram presença no mata-mata, ao lado do Barcelona.

Foi a primeira vez que o Santos caiu nessa etapa desde 1984. Naquele ano, foi lanterna em grupo que tinha Flamengo, América de Cáli (COL) e Junior Barranquilla (COL). Mas, naquela época, classificava -se apenas o primeiro colocado.

Na noite de quarta (26), o time preto e branco foi dirigido no Equador pelo auxiliar Márcio Araújo. O técnico Fernando Diniz foi suspenso por dois jogos pela Conmebol após ser expulso em sua estreia, diante do Boca. Enquanto a equipe esperava a hora da partida, a diretoria tentava viabilizar contratações esperadas pelo treinador.

As primeiras delas poderão ser o lateral esquerdo Moraes, que jogou o último Campeonato Paulista pelo Mirassol, e o atacante Marcos Guilherme, do Internacional. O clube também negocia o empréstimo do armador Paulo Henrique Ganso, revelado na Vila Belmiro e hoje reserva no Fluminense.

Com problemas de marcação e erros na saída de jogo, o Santos levou o primeiro gol aos 14 minutos, quando Damián Díaz completou cruzamento com arremate de primeira. Com controle na partida, os donos da casa poderiam ter anotado mais duas vezes antes do intervalo, mas falharam nas finalizações.

Pagaram pelos erros porque, nos dez minutos finais, os visitantes cresceram de produção, mas sem entrar na área. Luan Peres ameaçou com finalização de longe.

Pouco depois, aos 46, o goleiro Burrai falhou e largou chute de Lucas Braga (que fez bela jogada individual) nos pés de Kaio Jorge. O atacante tocou para o gol.

Foi uma esperança breve porque, oito minutos após o reinício, o time equatoriano estava novamente na frente, vantagem obtida em lance no qual o lateral Felipe Jonatan desistiu da marcação de Hoyos. Ele cruzou para Damian Díaz marcar de novo.

Foi jogada lapidar das dificuldades defensivas que o Santos enfrentou durante todo o torneio.

Mas, se esse foi um momento ruim da marcação santista, não pode ser comparado ao terceiro gol do Barcelona. Cortez passou para Montaño arrematar na saída de João Paulo com tanta facilidade que a dupla parecia jogar sozinha, sem a presença de adversários.

No sábado (29), o Santos estreia no Campeonato Brasileiro, contra o Bahia, em Salvador.

Inter confirma vaga com empate

O Internacional não entrou em campo matematicamente classificado, na noite de quarta, mas teria avançado às oitavas de final mesmo se tivesse perdido por 7 a 0. O empate por 0 a 0 com o boliviano Always Ready, portanto, foi suficiente, embora tenha rendido críticas ao técnico Miguel Ángel Ramírez.

Com dez pontos, o time colorado obteve a primeira colocação do Grupo B. A segunda vaga da chave no mata-mata ficou com o paraguaio Olimpia, que precisava ganhar por quatro gols de diferença para ultrapassar o venezuelano Deportivo Táchira e triunfou por 6 a 2.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.