Descrição de chapéu Tóquio 2020 vela

Brasil é vice-líder na vela classe 49erFX, e Martine e Kahena defenderão ouro nas Olimpíadas

Punição a americanas tira dupla brasileira da primeira colocação; regata do pódio será na segunda-feira (2)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma punição a velejadoras americanas na segunda regata deste sábado (31) da classe 49er FX da vela tirou as brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze da liderança na disputa pelo ouro nos Jogos de Tóquio.

Apesar de terem caído para a segunda posição, as duas seguem com ótimas chances de brigar pelo lugar mais alto do pódio na regata decisiva pela medalha de ouro. A disputa, com pontuação dobrada, será na segunda-feira (2), às 2h33, no horário de Brasília. As brasileiras são as atuais campeãs olímpicas.

​A dupla, que havia terminado em primeiro lugar após o último dia de regatas, perdeu o topo da classificação para as holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz, beneficiadas pela punição que acabou eliminando as americanas Maggie Shea e Stephanie Roble da segunda rodada.

Com a eliminação das atletas, Bekkering e Duetz ganharam uma posição na última regata e, assim, empataram com as brasileiras, em 70 pontos, mas com vantagem por terem um quinto lugar a mais.

Martine Grael and Kahena Kunze defenderão o ouro olímpico na segunda (2)
Martine Grael and Kahena Kunze defenderão o ouro olímpico na segunda (2) - Olivier Morin/AFP

A classe RS:X, por sua vez, finalizou as competições neste sábado (31) tanto na categoria feminina quanto na masculina. Na disputa entre as mulheres, a brasileira Patrícia Freitas ficou na oitava posição na corrida da medalha e terminou a competição na décima colocação. O ouro ficou com a chinesa Lu Yunxiu, seguida pela francesa Charline Picon (prata) e pela britânica Emma Wilson (bronze).

No masculino, que não teve participação de brasileiros, o ouro ficou com o barco da Holanda, seguido por França (prata) e China (bronze). Nas demais classes disputadas neste sábado, o Brasil ficou longe da disputa de medalhas. Na Nacra 17, Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino estão em nono lugar após nove regatas. Nas outras corridas do dia, os brasileiros conseguiram o segundo, o sétimo e o sexto lugares.

Na 49er, Marco Grael/Gabriel Borges estão em 16º lugar. A dupla brasileira obteve neste sábado o 19º, o 11º e o 18º lugares nas regatas do dia. Já na Finn, Jorge Zarif ocupa a 14ª posição.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.