Descrição de chapéu Tóquio 2020

Técnico supera próprio preconceito para liderar futebol feminino do Chile em Tóquio

Único campeão da Libertadores no masculino e no feminino, José Letelier defendia que esporte era para homens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tóquio

José Letelier, 55, recorda-se quando sua filha adolescente, hoje com 26 anos, disse querer jogar futebol. “Perguntei por que ela tinha de praticar um esporte que era para homens”, lembra ele à Folha.

O ex-goleiro gosta de contar essa história sempre que pode. Serve como penitência para o preconceito que carregava e exemplo aos que ainda pensam assim. Hoje, ele é um dos responsáveis pela geração de ouro do futebol feminino chileno que estreia na Olimpíada de Tóquio nesta quarta (21), às 4h30 (horário de Brasília), contra a Grã-Bretanha, em Sapporo.

“Meu preconceito era totalmente errado. Estou há cinco anos na seleção chilena, e são cinco anos em que o futebol feminino evoluiu, as jogadoras evoluíram e eu também evoluí, como profissional e pessoa.”

José Letelier em treino da seleção chilena
José Antonio Letelier Henríque é treinador da seleção de futebol feminino do Chile desde 2015 - Selección Chilena

A trajetória profissional de Letelier é mais marcante entre as mulheres do que nos tempos em que foi goleiro do Colo Colo, a equipe mais popular do país, e do Alianza Lima, do Peru. Ainda que seja a única pessoa da história do futebol sul-americano a ter conquistado a Copa Libertadores masculina e feminina, venceu o campeonato em 1991 apenas como terceiro goleiro do time chileno. Já em 2012, levou, como técnico, a equipe feminina ao título. Também ganhou dez vezes a liga profissional.

Com a liderança em campo da goleira Christiane Endler, que até o mês passado estava no Paris Saint-Germain, Letelier conduziu o Chile pela primeira vez à Copa do Mundo da modalidade. O time caiu na fase de grupos do torneio realizado na França, em 2019. Em abril deste ano, após levar a melhor em playoffs contra Camarões, obteve a inédita classificação para a Olimpíada.

“Quando conseguimos a vaga, disse que essas jogadoras realizaram algo inesquecível pelo futebol chileno e pela minha vida. Tenho um orgulho delas que não posso colocar em palavras”, diz Letelier.

A classificação para os Jogos de Tóquio foi turbulenta. A federação chilena teve dificuldade para levar as atletas à Turquia e à Hungria, onde aconteceriam as partidas, devido ao fechamento das fronteiras, fruto da pandemia de Covid-19, que acabou por forçar o adiamento da Olimpíada em um ano.

Chilenas lamentam eliminação na fase de grupos na Copa do Mundo de 2019, disputada na França
Chilenas foram eliminadas na fase de grupos na Copa do Mundo de 2019, disputada na França - Loic Venance-20.jun.2019/AFP

As dificuldades para a modalidade no Chile são as mesmas de outros países sul-americanos, mesmo no Brasil. Com algumas exceções, os times não têm estrutura, existe grande desigualdade financeira em relação às equipes masculinas e problemas para revelar talentos. Os clubes mantêm apenas as categorias sub-17 e profissional. Não existe trabalho de base.

“Este é o nosso maior problema, o de renovação. Elas precisam começar [a jogar] mais cedo”, afirma Letelier, que ressalta vantagens do futebol feminino em relação ao masculino. Segundo ele, os confrontos têm menos simulações de falta e mais preocupação em jogar futebol.

O treinador fica reticente, porém, ao comentar a acusação da qual foi alvo. Em setembro de 2019, a Associação Nacional de Jogadoras de Futebol Feminino apresentou uma denúncia por suposto “comportamento indevido” com uma atleta. Não foi revelada qual jogadora era a responsável pela queixa.

Atletas da seleção, como Christiane Endler e Yanara Aedo, defenderam Letelier em público. Dois meses depois, a associação decidiu que a denúncia era infundada. “Não quero falar sobre isso. É um assunto encerrado, e a verdade prevaleceu”, resume o treinador.

Depois da Grã-Bretanha, o Chile enfrentará o Canadá no sábado (24) e o Japão no próximo dia 27, pelo Grupo E. As duas equipes mais bem posicionadas avançam para as quartas de final.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.