Descrição de chapéu Folhajus STF

PF prende controladora de voo investigada por queda de avião da Chapecoense

Gilmar Mendes autoriza extradição de boliviana que estava refugiada em Mato Grosso do Sul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Polícia Federal prendeu em Corumbá, Mato Grosso do Sul, a boliviana Celia Castedo Monasterio. Ela trabalhou no plano de voo do avião que caiu ao transportar o elenco da Chapecoense à Colômbia, em novembro de 2016, matando 71 pessoas.

A prisão foi autorizada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, que determinou a extradição. Ele apontou que a mulher é “procurada pela Justiça boliviana para responder pela suposta prática do crime de atentado contra a segurança do espaço aéreo”.

Os destroços do avião da LaMia que transportava o elenco da Chapecoense à Colômbia, para a final da Copa Sul-Americana de 2016 - Jaime Saldarriga - 29.nov.16/Reuters

Responsável pela análise e pela aprovação do plano de voo, Celia se refugiou ainda em 2016 no Brasil, onde permaneceu desde então. Acusada de não observar procedimentos mínimos para o trajeto da aeronave da companhia boliviana LaMia, ela se dizia perseguida na Bolívia após entrevistas concedidas sobre o acidente.

Na ocasião, a controladora afirmou ter alertado o representante da empresa de que a quantidade de combustível seria insuficiente no caso de uma emergência. Segundo ela, o tempo de voo era igual à autonomia do veículo, o que é inadequado.

O avião acabou caindo quando se aproximava do aeroporto de Rionegro, nos arredores de Medellín. A equipe da Chapecoense atuaria na Colômbia contra o Nacional, pela decisão da Copa Sul-Americana. O adversário, então, cedeu-lhe o título da competição.

Ex-funcionária da Administração de Aeroportos e Serviços Auxiliares de Navegação Aérea da Bolívia (Aasana), Celia permanecerá, por ora, sob custódia da PF. Ela aguarda os trâmites legais para que seja entregue às autoridades bolivianas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.