Descrição de chapéu tênis

Djokovic é sócio de empresa que busca tratamento para Covid-19

Tenista sérvio e esposa investiram na dinamarquesa QuantBioRes em junho de 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Copenhague e São Paulo | Reuters

Novak Djokovic e sua esposa têm uma participação de 80% na empresa de biotecnologia dinamarquesa QuantBioRes, que pretende desenvolver um tratamento médico para combater a Covid-19. A informação foi confirmada pelo presidente-executivo da empresa à agência Reuters nesta quarta-feira (19).

O CEO Ivan Loncarevic disse que o investimento foi feito pelo tenista em junho de 2020, mas se recusou a revelar o valor. De acordo com o registro comercial dinamarquês, o atleta teria participação de 40,8%, e Jelena, de 39,2%.

A QuantBioRes possui cerca de dez pesquisadores trabalhando na Dinamarca, Austrália e Eslovênia, de acordo com Loncarevic, que enfatizou que eles buscam desenvolver um tratamento, não uma vacina.

Djokovic de máscara atrás de vidro
Novak Djokovic chega à Sérvia após deportação da Austrália por falta de vacina contra a Covid-19 - Christopher Pike - 17.jan.22/Reuters

A empresa está desenvolvendo um peptídeo que inibiria o coronavírus de infectar a célula humana e espera lançar testes clínicos na Grã-Bretanha neste verão (meio do ano no hemisfério norte), acrescentou.

Um porta-voz de Djokovic não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O tenista número um do mundo, que não está vacinado contra a Covid-19, alimentou um debate global sobre a obrigatoriedade da vacinação contra doença nas últimas semanas. O caso culminou com a sua deportação da Austrália no domingo (16).

Sem a imunização, Djokovic não cumpria os requisitos para permanecer no país e disputar o Australian Open, torneio do Grand Slam, série com os quatro campeonatos mais importantes do circuito. O sérvio também foi considerado uma ameaça à saúde pública pelo governo australiano, para quem sua recusa a se vacinar poderia insuflar movimentos antivacina no país.

Vencedor de 20 títulos troféus de Slam, ele está ameaçado também de perder o próximo torneio desse nível. A França, palco de Roland Garros, aprovou nos últimos dias uma lei que prevê exigência de passaporte vacinal para participar de eventos públicos, como competições esportivas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.