Descrição de chapéu Champions League

Mbappé salva erro de Messi e dá vitória ao PSG sobre o Real na Champions

Partida disputada em Paris marca o retorno de Neymar após lesão; argentino perde pênalti

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No duelo de ida entre PSG e Real Madrid pelas oitavas de final da Champions League, a equipe espanhola escapou de levar um gol de seu antigo carrasco, Lionel Messi, porém acabou superada com um golaço anotado por um provável futuro reforço da equipe dirigida por Carlo Ancelotti: Kylian Mbappé.

A despeito de ter declarado várias vezes o seu desejo de vestir a camisa merengue na próxima temporada, o atacante francês fez uma grande partida nesta terça-feira (15), no Parque dos Príncipes, e definiu o placar aos 48 do segundo tempo, com uma linda jogada individual, finalizada com um chute no contrapé de Courtois, definindo o 1 a 0.

Faltou pouco, aliás, para o goleiro belga sair de campo como o grande nome da partida. Além de praticar defesas difíceis ao longo do jogo, inclusive em arremates de Mbappé, o camisa 1 defendeu a cobrança de pênalti de Lionel Messi, aos 16 minutos da etapa final.

Mbappé marca nos acréscimos e define vitória do PSG sobre o Real Madrid
Mbappé marca nos acréscimos e define vitória do PSG sobre o Real Madrid - Alain Jocard/AFP

​A essa altura, os donos da casa seguiam com a mesma pressão que fizeram desde o início do jogo, sobretudo com o argentino e o camisa 7, que atuou pelo lado esquerdo do ataque. Foi justamente o francês, aliás, que acabou sofrendo a penalidade, quando foi derrubado por Carbajal.

Com o resultado, a equipe francesa terá a vantagem de jogar por um empate na partida de volta, no dia 9 de março, no estádio Santiago Bernabéu. Em caso de uma vitória dos mandantes pela diferença mínima, a decisão da vaga se estenderá à prorrogação, uma vez que não há mais o critério do gol fora de casa como desempate.

Para o confronto em Madri, o time espanhol terá desfalques importantes. O volante brasileiro Casemiro e o lateral esquerdo francês Mendy não vão poder atuar, pois acumularam nesta terça o terceiro amarelo.

Já o PSG, por outro lado, deverá ter um importante reforço entre os titulares. Recuperado de lesão, Neymar voltou a defender a equipe. Ele entrou no segundo tempo, minutos após Messi desperdiçar o pênalti. Com boa movimentação e pedindo a bola, demonstrou não sofrer mais com o problema no tornozelo esquerdo.

Mesmo sem o brasileiro em campo, o time parisiense teve amplo domínio no primeiro tempo, com 60% da posse de bola. O problema foi que não conseguiu converter isso em muitas chances claras, embora tenha tido seis finalizações contra apenas uma do adversário, sem muito perigo.

O Real, aliás, tinha dificuldade para cruzar a linha do meio de campo. Até mesmo o zagueiro Militão se viu obrigado a tentar ajudar o time a sair de trás. Só não pôde fazer isso mais vezes porque Mbappé e Messi exploravam, principalmente, o lado esquerdo do ataque.

O cenário não foi muito diferente na etapa final, com o PSG sufocando o Real Madrid no campo de defesa, enquanto os espanhóis pouco perigo levaram ao gol francês.

A insistência do time da casa foi premiada já nos acréscimos, com o golaço de Mbappé.

City goleia o Sporting e encaminha a vaga

Em Portugal, o Manchester City deu um grande passo rumo às quartas de final da Champions League, ao golear o Sporting por 5 a 0.

Revelado no Benfica, Bernardo Silva marcou duas vezes, e o trio Mahez, Foden e Sterling completou a vitória fácil da equipe dirigida por Pep Guardiola.

Bernardo Silva comemora gol em partida entre City e Sportin pela Champions
Bernardo Silva comemora gol em partida entre City e Sportin pela Champions - Patricia de Melo/AFP

Na partida de volta, na Inglaterra, a equipe de Manchester poderá perder por até quatro gols de diferença que mesmo assim vai avançar à próxima fase. O jogo está marcado para o dia 9 de março.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.