Athletico dá sequência a escalada no Ranking Folha e ultrapassa rival Coritiba

Equipe rubro-negra tem ano produtivo e deixa arquirrival para trás

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Athletico Paranaense ganhou terreno no Ranking Folha do futebol nacional. A equipe viveu mais um ano produtivo, tendo chegado às decisões da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, e deu sequência à escalada na pontuação que vem registrando nos últimos anos.

Na edição de 2017 da lista, um ranking histórico que a Folha publica desde 1996, o clube ocupava a 20ª posição, com 254 pontos. Agora, em uma série de campanhas longevas em torneios nacionais e internacionais, está em 17º lugar, com 327 pontos.

A escalada começou em 2018, quando o time rubro-negro conquistou a Sul-Americana pela primeira vez. Em 2019, veio o título da Copa do Brasil. O tri estadual, em 2018, 2019 e 2020, também contribuiu para a ascensão.

Em 2021, o Athletico triunfou novamente na Sul-Americana, derrubando o Red Bull Bragantino, o que lhe rendeu 15 pontos. Na Copa do Brasil, perdeu a decisão para o Atlético Mineiro, mas levou 10 pontos pelo vice-campeonato.

Atletas do Athletico celebram o triunfo na Sul-Americana - Eitan Abramovich - 20.nov.21/AFP

Ganhou, assim, duas posições. Ficaram para trás o Paysandu –que conquistou o Campeonato Paraense, ganhou 5 pontos e alcançou 323– e o arquirrival Coritiba, estacionado nos 322. Ultrapassado também pelo Paysandu, o Coritiba caiu da 17ª para a 19ª colocação.

Tornou-se comum ver o Athletico disputando títulos além do nível estadual. Campeão brasileiro em 2001 e vice em 2004, o clube levou quase duas décadas, mas voltou a ser figura frequente nas decisões.

Derrotado pelo Flamengo na final da Copa do Brasil de 2013, vingou-se nas quartas de final de 2019, no caminho para o título. Foi rara pedra no sapato do rubro-negro carioca em um ano em que ele conquistou a Copa Libertadores e levou a decisão do Mundial à prorrogação.

"A gente vem maturando durante os anos. A equipe já é madura, experiente", afirmou o zagueiro Thiago Heleno, 33, após o triunfo na última Sul-Americana. "Aprendemos a jogar jogos grandes, mata-matas. O time se acostumou a jogar finais, os jogadores sabem a atmosfera, como as coisas funcionam."

Enquanto o Athletico desfruta de um período de maior relevância no cenário sul-americano, o Coritiba vive um período difícil de subidas e descidas de divisão. Em 2021, a equipe ficou na terceira colocação da Série B e conseguiu o acesso à elite.

No Estadual deste ano, o Coritiba levou a melhor. Após vitória por 2 a 1 fora de casa, na Arena da Baixada, empatou por 1 a 1 com o arquirrival no Couto Pereira e avançou à decisão contra o Maringá. O campeão será definido no domingo (3).

Perguntas e respostas sobre o Ranking Folha

Desde quando o Ranking Folha de futebol é feito?
A primeira edição do ranking nacional é de 1996. Desde então, a lista passou por modificações, correções e revisões. A última grande revisão ocorreu em 2010. O ranking mundial começou a ser publicado em 2002 e segue as mesmas diretrizes da lista nacional.

Quem entra no Ranking Folha?
No ranking nacional só aparecem times que somaram pontos (foram campeões ou vice) em competições nacionais ou internacionais. No ranking mundial, apenas aqueles que pontuaram em torneios internacionais.

Quais são os torneios considerados?
Para entrar no ranking, um torneio precisa ter grande representatividade, cunho oficial e sequência. Assim, campeonatos disputados só uma vez e sem perspectiva de novas edições, como os supercampeonatos realizados em alguns estados em 2002, são desconsiderados. Também não rendem pontos para o ranking torneios como Copa Rio, Copa Suruga e Florida Cup, entre outros.

​​Por que os Estaduais de Rio e São Paulo valem mais?
Rio e São Paulo possuem os dois mais tradicionais e fortes campeonatos estaduais do país, por isso rendem mais pontos no ranking. Na sequência, estão os estaduais de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que também contam com equipes de grande destaque no cenário nacional. Há ainda um terceiro nível em que estão os estaduais com times que frequentemente estão na elite do futebol brasileiro e, por último, campeonatos de estados com menor tradição no cenário do futebol nacional.

Por que o Brasileiro de 1987 é contabilizado tanto para o Flamengo quanto para o Sport?
O ranking tenta levar em conta tanto o aspecto oficial quanto o aspecto técnico dos campeonatos considerados. Pelo aspecto oficial, como já decidido pelo STF, o campeão é o Sport. Porém, pelo aspecto técnico, é inegável o mérito do Flamengo como campeão do Módulo Verde, que reunia os principais times do país. Por isso, ambos são considerados.

Por que torneios disputados por apenas dois clubes, como a Recopa Sul-Americana, não dão pontos ao vice?
Toda equipe que participa de um torneio como esse já foi bonificada, já que ele reúne vencedores de competições prévias. Não seria lógico ter um time pontuando onde só fracassou.

Por que o título paulista do São Paulo da Floresta não é computado para o São Paulo?
São consideradas as conquistas a partir da última fundação dos clubes. Em caso de fusões, como a do Paraná, não valem as conquistas dos times que deram origem à nova equipe.

Campeonatos de segunda divisão valem pontos?
Não. O ranking tem como meta premiar a excelência, e campeonatos de divisões inferiores têm como maior função distribuir vagas para a divisão de elite.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.