Seattle é primeiro americano no Mundial de Clubes; só não sabe quando jogará

Título continental dá vaga aos Sounders, mas torneio ainda não tem data ou formato definido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Victor Mather
Seattle | The New York Times

​O Seattle Sounders venceu a Champions League da Concacaf na última semana, derrotando o mexicano Pumas por 3 a 0, após empate por 2 a 2 no jogo de ida. A vitória fez do Seattle o primeiro time da Major League Soccer (MLS) a erguer o troféu em uma geração e deu aos Estados Unidos um título continental que o país cobiçava havia mais de 20 anos. E também deve transformar Seattle em primeiro clube da MLS a jogar no Mundial de Clubes da Fifa.

Exceto que ninguém, nem mesmo a Fifa, está certo de quando o torneio ocorrerá e que formato terá. A data tradicional da disputa, em dezembro, é inviável este ano por conta da Copa do Mundo de seleções, no Qatar, e os grandes planos para uma versão expandida da Copa do Mundo de Clubes, a ser jogada na China, deram em nada depois de anunciados e imediatamente torpedeados pela pandemia do coronavírus.

"Nem ideia", respondeu um dirigente da Fifa via mensagem de texto, quando perguntado sobre a data em que o Seattle deveria planejar participar do torneio.

Atletas do Seattle celebram conquista continental - Jason Redmond/AFP

Após uma edição inicial em 2000, o Mundial de Clubes vem sendo realizado anualmente desde 2005, com representantes de cada uma das confederações continentais da Fifa se enfrentado para determinar o clube campeão mundial. Os principais clubes europeus vêm dominando a disputa, com equipes como Barcelona, Real Madrid, Bayern de Munique, Liverpool e Chelsea erguendo o troféu nos dez últimos anos. Enfrentar times como esses em uma competição internacional vem sendo o sonho de muitos jogadores, dirigentes e torcedores da MLS.

A Fifa, que organiza o torneio, está ávida por expandi-lo e apresentou um plano para uma competição envolvendo 24 clubes, realizada na metade do ano a cada quatro anos, em lugar de anualmente. Em uma reunião realizada em Xangai em 2019, a organização aprovou a mudança e concedeu à China o direito de organizar a primeira edição, que teria ocorrido em 2021. O coronavírus logo tornou esse plano impraticável.

A pandemia resultou no adiamento do Mundial de 2021, realizado em fevereiro deste ano e vencido pelo Chelsea. Teoricamente, foi o último a ser jogado no formato antigo e menor. Disputar um novo Mundial em 2022 pode ser problemático, porque os calendários das ligas já devem sofrer um aperto por conta da parada para a Copa do Mundo de seleções, que começa em novembro. Houve discussões sobre realizar a primeira versão expandida na metade de 2023, mas por enquanto não existe data oficial para o torneio.

Sob os planos originais para o torneio expandido, três times da região da Concacaf –que abarca a América do Norte e Central, e o Caribe– participariam. Um deles presumivelmente seria o Seattle Sounders, depois da vitória da quarta-feira, embora os critérios oficiais de classificação ainda não tenham sido anunciados.

Também é possível que o formato antigo, menor, seja retido por mais alguns anos. Nem mesmo os dirigentes dos Sounders pareciam seguros quanto ao que acontecerá, apesar do entusiasmo despertado pela vitória da quarta-feira.

"Não temos um formato ainda; e o local tampouco foi decidido", disse Garth Lagerwey, o diretor geral do clube. "Fomos informados de que a disputa provavelmente acontecerá em fevereiro. Provavelmente no Oriente Médio. Talvez."

A despeito da incerteza, Lagerwey, veterano executivo da MLS, fez pouco para esconder seu entusiasmo pela façanha de seu time.

"Vamos jogar contra o Real Madrid ou o Liverpool, cara", ele disse. "Em uma partida para valer."

Oficialmente, a Fifa se limitou a dizer que "novos detalhes sobre a Copa do Mundo de Clubes Fifa de 2022 serão anunciados no momento apropriado".

Chelsea é o último vencedor do Mundial de Clubes - Giuseppe Cacace - 12.fev.22/AFP

Um clube americano chegou perto de jogar um Mundial de Clubes no passado. A primeira edição organizada pela Fifa ocorreu em 2000, um torneio envolvendo oito times, no Brasil. Aquele ano foi o último em que um clube americano, o Los Angeles Galaxy, conquistou o título da Concacaf. Assim, para o torneio de 2001, que envolveria 12 equipes, o clube foi inscrito, em companhia do Real Madrid e de outros times de todo o planeta.

Mas preocupações financeiras e o colapso de um patrocínio resultaram no cancelamento do torneio. E essa foi a única oportunidade do Galaxy. Desde então, times do México e da Costa Rica vêm conquistando o título da Concacaf a cada ano –para imensa frustração da MLS.

Agora que os Sounders interromperam essa série, o clube e a MLS esperam que o Mundial de Clubes – onde quer que venha a ser realizado, e qualquer que seja seu formato– transcorra com mais tranquilidade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.