Brasil questiona Fifa sobre estado 'ruim' do campo do estádio 974

Seleção teme que o gramado esteja ainda pior nas disputas de mata-mata

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Doha (Qatar) | AFP

O Brasil fará uma "consulta profunda" para a Fifa sobre campo do estádio 974, disse o coordenador da seleção brasileira Juninho Paulista nesta terça-feira, após os jogadores criticarem o mau estado do gramado nesta Copa do Mundo.

"Fizemos uma consulta ontem [na segunda-feira], mas vamos fazer uma consulta mais profunda para a Fifa", disse ele em entrevista coletiva no local de treinamento dos pentacampeões, em Doha.

Sem o lesionado Neymar, o Brasil venceu a Suíça por 1 a 0 na noite desta segunda-feira e se classificou para as oitavas de final. Na sexta-feira (2), a seleção enfrentará Camarões em Lusail.

Richarlison sentado no gramado do estádio 974 durante partida entre Brasil e Suíça; jogadores reclamaram da grama após o jogo - Jia Haocheng - 28.nov.22/Xinhua

Caso acabe liderando, o Brasil fará o confronto da próxima fase naquele mesmo estádio, contra o segundo colocado do Grupo H, que é liderado por Portugal de Cristiano Ronaldo, já classificado com seis pontos, seguido de Gana (três), Coreia do Sul e Uruguai (um ponto cada um).

"Acreditamos que, para as oitavas de final lá, [o campo] estará mais deteriorado porque ainda faltam dois jogos", referindo-se a Polônia contra Argentina, na quarta-feira (30), e Sérvia contra Suíça, na sexta-feira (1º). "Não sei o que pode ser feito, mas algo tem que ser feito para chegar ao nível que uma Copa do Mundo exige", acrescentou.

No final da partida contra os suíços, vários jogadores reclamaram do estado do campo do estádio 974. A arena é feita de embalagens e outros materiais reaproveitados e que serão totalmente desmontados após o torneio.

Funcionário tenta arrumar o gramado durante intervalo do jogo entre Brasil e Suíça, no estádio 974, no Qatar - Gabriela Biló/Folhapress

"O campo não é muito denso, não é bom controlar a bola. Estamos acostumados a jogar na Europa em campos que parecem tatames, chegamos aqui e falta grama, é difícil. Mas se vai ser difícil para nós, vai ser difícil para o adversário também", disse o atacante Richarlison.

O lateral-esquerdo Alex Telles disse que, desde o aquecimento, percebeu que o terreno era "um pouco estranho".

"A bola saltava mais, corria muito e não nos sentíamos muito seguros [por medo de lesões]", disse.

O meia Bruno Guimarães considerou que a situação no gramado prejudicou o desenvolvimento do jogo.

"Tentamos marcar de várias formas, mas o campo nos prejudicou. Estava ruim, não como esperávamos. Tínhamos de controlar a bola que normalmente passamos com um toque só, perdemos um pouco de tempo lá. Mas o importante é que nós conseguimos os três pontos", disse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.