Excluído da seleção de Camarões, goleiro Onana diz ter se comportado de forma adequada

'Não fui autorizado a estar em campo', afirmou o goleiro, que era o titular da seleção africana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Doha (Qatar) | AFP

O goleiro camaronês André Onana, afastado por "indisciplina" da fase de grupos da Copa do Mundo de 2022, afirma ter "sempre se comportado de forma adequada", mas aceita a decisão, disse em comunicado nesta terça-feira.

"Não fui autorizado a estar em campo", escreveu o jogador, substituído por Devis Epassy antes do jogo com a Sérvia (empate em 3 a 3), na segunda-feira (28), garantindo que "sempre se comportou de forma adequada".

"Tenho colocado todos os meus esforços, toda a minha energia com o objetivo de desfazer os nós de uma situação ambígua", acrescenta, "mas não encontrei a receptividade esperada. (...) No entanto, sempre considero e respeito as decisões das pessoas que garantem a gestão e a supervisão da nossa equipa."

André Onana ao lado do técnico Rigobert Song durante treinamento de Camarões - Issouf Sanogo - 27.nov.22/AFP

O goleiro da Inter de Milão "está afastado por indisciplina". "Num grupo há que respeitar as regras, prefiro preservar o grupo do que as individualidades", comentou o treinador Rigobert Song à imprensa após o jogo.

O goleiro deixou o Qatar, segundo fontes próximas a ele. Não foi possível verificar se ele viajou para Camarões ou para Itália, país onde joga.

Onana encerrou sua mensagem enviando todo o seu "coração" aos seus "colegas." Representar Camarões é um imenso privilégio. A Nação em primeiro lugar e para sempre", disse ele.

Epassy, que joga o campeonato saudita e só tinha feito cinco jogos pela seleção, foi titular diante da Sérvia. "Ele mostrou hoje que pode ser rival do André", avaliou Rigobert Song.

Na Inter, o técnico Simone Inzaghi alternou primeiro entre Samir Handanovic e Onana, o titular esloveno no campeonato italiano e o camaronês na Liga dos Campeões. Por fim, o Leão Indomável prevaleceu como titular desde outubro nas duas competições.

Chance de voltar

Em coletiva de imprensa após o jogo, o técnico Rigobert Song havia deixado em aberto o retorno do goleiro, desde que ele respeitasse as regras, com respeito e disciplina.

"Veremos se haverá a possibilidade de ele continuar conosco ou não. Também vai depender dele, pedi para esperar. Ele terá que respeitar as regras. É preciso respeito e disciplina. Sou a favor do grupo. Claro que a posição de goleiro é importante e ele é um jogador importante, mas estamos em um torneio difícil e sei o que tenho que fazer. Isso é garantir que a equipe tenha prioridade sobre os indivíduos", disse.

Onana passou pela base do Barcelona e também esteve no Ajax. Hoje, atua na Inter de Milão. Ele tem 26 anos e há um ano superou uma suspensão de nove meses por doping. Seus primeiros jogos foram defendendo Camarões e ajudando a garantir os pontos que a seleção precisava para avançar na Copa Africana de Nações.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.