Cristiano Ronaldo tem chance de se vingar do Uruguai na Copa

Adversário desta segunda no estádio Lusail é o mesmo que tirou Portugal do Mundial de 2018, na Rússia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Doha (Qatar)

Nos acréscimos da partida contra o Uruguai pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2018, Cristiano Ronaldo estava irado.

Tão nervoso que uma reação de reclamação contra o árbitro do jogo lhe rendeu um cartão amarelo. Era o segundo dele no torneio. Se Portugal passasse, ele não jogaria as quartas.

Nenhum português jogou.

Com dois gols de Cavani, a seleção sul-americana despachou a europeia com uma vitória por 2 a 1, num dia de despedidas históricas.

Horas antes do confronto, a Argentina de Lionel Messi também tinha dado adeus à competição, superada pela França.

Os dois astros que polarizaram as atenções do futebol na última década deixaram o Mundial da Rússia praticamente juntos.

Nesta segunda-feira (28), um deles pelo menos poderá buscar uma vingança. O estádio Lusail, no Qatar, será o palco de mais um encontro entre portugueses e uruguaios, às 16h (de Brasília).

Líderes do Grupo H após a vitória sobre Gana na estreia, os europeus podem encaminhar a classificação para as oitavas de final e ainda complicar a situação do adversário, que empatou sem gols com a Coreia do Sul.

Será o segundo encontro entre as nações em uma Copa. Desde o primeiro, na Rússia, os elencos passaram por profundas mudanças.

Dos 26 jogadores levados por Fernando Santos ao Qatar, apenas dez estiveram com a seleção em solo russo. Ruí Patrício, Pepe, Raphael Guerreiro, William Carvalho, João Mário, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo foram titulares no torneio, enquanto Rúben Dias, Bruno Fernandes e André Silva eram opções de banco.

No plantel atual, o quarteto Cristiano Ronaldo, Rúben Dias, Bruno Fernandes e Bernardo Silva são os únicos com lugar cativo entre os 11 que começam jogando.

Apesar da idade avançada de seu capitão (37 anos), o elenco português levado para o Qatar é visto com mais qualidade e capacidade de brigar pelo título do que o de 2018.

Conseguiu mostrar isso na estreia, ao vencer Gana por 3 a 2. A boa atuação coletiva foi importante para mostrar a união do grupo a despeito das polêmicas envolvendo o maior astro do time.

Às vésperas do Mundial, Cristiano Ronaldo desligou-se do Manchester United depois de fazer duras críticas ao clube.

Havia um temor de que isso pudesse contaminar o elenco português. Bruno Fernandes e Diogo Dalot eram companheiros de Cristiano Ronaldo no time inglês.

A resposta veio com os abraços após cada um dos gols portugueses na Copa.

Usando camiseta azul escura sem mangas,Cristiano Ronaldo faz careta em treino da seleção de Portugal em Al Samriya, no Qatar
Cristiano Ronaldo durante treino da seleção de Portugal em Al Samriya, no Qatar, na véspera do jogo contra o Uruguai na Copa - Patricia de Melo Moreira - 26.nov.2022/AFP

No Uruguai, apesar de haver 12 remanescentes da última Copa, incluindo os atacantes Suárez e Cavani –este último é reserva atualmente–, a principal mudança desde o último torneio não está dentro do campo, mas à margem dele.

Depois de 15 anos, o técnico Óscar Tabárez foi demitido durante o ciclo para a Copa do Qatar devido ao risco que o Uruguai correu de ficar fora do Mundial. A seleção teve um início irregular nas Eliminatórias.

No lugar do longevo treinador, assumiu Diego Alonso, que, na visão do técnico Fernando Santos, manteve o mesmo DNA da equipe. "A equipe atual tem muitos valores. A matriz de jogo não mudou muito", apontou o português.

Ainda que o espírito da equipe seja o mesmo, algumas mudanças trouxeram a renovação que o Uruguai precisava. Nomes como Valverde (Real Madrid) e Darwin Núñez (Liverpool) deram um novo fôlego ao time.

As trocas em ambas as seleções fazem Diego Alonso rechaçar comparações com o duelo de 2018.

"É uma história distinta de há quatro anos. Os jogadores são diferentes e as circunstâncias também. Tudo isso vai levar a que o jogo tenha dinâmicas diferentes e até um resultado diferente", disse.

O novo enredo deverá definir o futuro dos dois países em solo qatariano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.