Embaixador do Qatar na Copa do Mundo define homossexualidade como 'dano mental'

Fala preconceituosa de Khalid Salman, que também é ex-jogador da seleção do país, foi dita em entrevista à televisão alemã

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim | AFP

O ex-jogador da seleção do Qatar e embaixador da Copa do Mundo Khalid Salman chamou a homossexualidade de "dano mental" em uma entrevista que será exibida na televisão alemã nesta terça-feira.

O país tolerará visitantes homossexuais, mas "eles têm que aceitar nossas regras", disse Salman em entrevista ao canal ZDF filmada no Qatar.

Na entrevista, abruptamente interrompida após os comentários, Salman acrescentou que a homossexualidade é "haram", um pecado proibido no Islã.

Estádio de Lusail, no Qatar, receberá a final da Copa do Mundo 2022 - Suhaib Salem - 11.jul.2022/Reuters

O reino do Golfo recebeu críticas antes da Copa do Mundo por seu histórico de direitos humanos, incluindo o tratamento aos trabalhadores migrantes e sua posição sobre os direitos das mulheres e LGBTQIA+.

A homossexualidade é ilegal no emirado.

Os capitães de seleções europeias como Inglaterra, França ou Alemanha vão usar braçadeiras com as cores do arco-íris e a mensagem "One Love" numa campanha antidiscriminação.

Torcedores nos estádios da Alemanha pediram no sábado o boicote à Copa do Mundo.

A ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, disse na semana passada durante uma visita ao Qatar que assistirá a Copa do Mundo depois de receber "garantias de segurança" do primeiro-ministro do emirado para os torcedores LGBTQIA+.

Nesta terça, ela classificou as declarações de Salman como "horríveis".

Alguns deputados alemães acompanharam a ministra durante a visita, mas a comissária de direitos humanos do governo, Luise Amtsberg, não participou na viagem.

Faeser já havia declarado que a sede da Copa do Mundo no Qatar era algo "muito sensível" do ponto de vista de Berlim, o que levou Doha a convocar o embaixador alemão para consultas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.