Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Fifa promete decisões de impedimento mais rápidas e precisas no Qatar

Chefe de arbitragem ressalta que não haverá 'resposta em um segundo'; torcida acompanhará o lance em animação em 3D

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nick Mulvenney
Al Rayyan (Qatar) | Reuters

As decisões sobre impedimento do VAR (árbitro assistente de vídeo) serão mais rápidas e precisas na Copa do Mundo após a introdução de uma nova tecnologia desenvolvida pela Fifa nos últimos três anos, disse o chefe de arbitragem da entidade, Pierluigi Collina.

A "tecnologia de impedimento semiautomático" decidirá até mesmo as decisões de impedimento mais difíceis mais rapidamente do que no sistema anterior, e uma animação em 3D do lance será transmitida para os torcedores no estádio e na TV.

"[Isso] nos dá a possibilidade de sermos mais rápidos e precisos em termos de decisões sobre impedimento", afirmou Collina em entrevista a jornalistas antes do início do Mundial, que começa neste domingo (20).

"Só para esclarecer, ser mais rápido não significa que teremos avaliação instantânea de impedimento. Será menos [demorado] do que agora, certamente, mas não podemos ter uma resposta em um segundo."

Close do rosto do ex-árbitro italiano Pierluigi Collina, chefe do comitê de arbitragem da Fifa, durante entrevista em Doha, no Qatar. Ele é careca, tem olhos claros e está olhando para o lado, À frente dele estão o microfone e uma bola de futebol
O ex-árbitro italiano Pierluigi Collina, chefe do comitê de arbitragem da Fifa, durante entrevista em Doha, no Qatar - Anne-Christine Poujoulat - 18.nov.2022/AFP

Doze câmeras em cada estádio da Copa rastrearão 29 pontos no corpo de cada jogador e um sensor dentro da bola enviará dados para a sala de operações do VAR 500 vezes por segundo para permitir uma avaliação altamente precisa de quando o passe foi executado.

A nova tecnologia foi testada em dois torneios da Fifa e em jogos-teste nas arenas do Qatar que receberão jogos do Mundial.

"Analisamos os dados e o resultado foi muito positivo", declarou Johannes Holzmüller, diretor de tecnologia e inovação da Fifa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.